Projeto cultural da Ativa Rede traz a Santa Catarina ações e atrações online

De 9 a 20 de agosto, projeto cultural da Ativa Rede traz a Santa Catarina ações e atrações online para crianças e adulto

O Sopros Literários é gratuito e aberto à comunidade e ocorre pelo canal www.youtube.com/AtivaRedeCultura

Literatura infanto-juvenil. De 9 a 20 de agosto, a Ativa Rede traz a Santa Catarina ações e atrações do projeto Sopros Literários, com atividades como contações de histórias, encontros entre autores e o público leitor, com prioridade ao público infantil e infanto-juvenil (05 a 13 anos) e ações e conteúdos acessíveis para crianças cegas ou com baixa visão, surdas ou ensurdecidas. O acesso à programação é totalmente gratuito e aberto ao público e está disponível pelo site www.redeativarede.com e www.youtube.com/AtivaRedeCultura

“O Sopros Literários propõe atividades de incentivo, difusão e democratização do acesso à leitura, ao livro e à literatura, por meio de ações integradas como circulação de obras literárias em formato multimídia, mediação literária, contações de histórias, encontros entre autores e o público leitor, e oficinas”, explica uma das coordenadoras do projeto Andréa Rosa. “O projeto mobiliza cerca de 50 pessoas, entre a equipe de produção, escritores, artistas, colaboradores e prestadores de serviços, gerando trabalho e renda direta e indiretamente nas mais diferentes funções da área da Cultura”, complementa Andréa.

O projeto Sopros Literários realizado pela Ativa Rede é aprovado e viabilizado por intermédio do Ministério do Turismo e Secretaria Especial da Cultura, com patrocínio do Fort Atacadista e Grupo Pereira (PRONAC 192602), além da Prefeitura Municipal e Fundação Cultural de Itajaí por intermédio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura, com renúncia fiscal da Unimed Litoral.

PROGRAMAÇÃO DE 9 A 20 DE AGOSTO

Dia 9 de agosto, segunda, às 15h
ABERTURA: Contação de histórias e bate-papo com Josiane Geroldi
História para Criar Coragem (Cia Contacausos – Chapecó/SC) – Os contos de vários lugares do mundo são pequenas cápsulas de coragem transmitidas através da oralidade para nos lembrar que tudo passa e se transforma. Narrativa adaptada da fábula “O dom da história” de Clarissa Pinkola Estés. Duração: vídeo de 5 min.
As Façanhas Do João Grilo (Cia Contacausos – Chapecó/SC) – Os contos de adivinhação fazem um passeio pelas charadas, enigmas e as brincadeiras de palavras como “o que é o que é?”. São histórias que falam da cultura do nosso povo, da sabedoria, seus modos de dizer e viver a vida. A contação é um conto popular, livre adaptação e reconto na versão de Ricardo Azevedo. “Toda adivinha é uma metáfora da vida, é o início da poesia, nossa primeira brincadeira com as palavras.” (Ricardo Azevedo). Duração: vídeo de 9 min. Programação livre, acesso em www.youtube.com/AtivaRedeCultura. Com tradução em Libras.

Dia 10 de agosto, terça-feira, às 10h
ENCONTRO com o autor Pochyua Andrade (Recife/PE), a partir da obra A VACA MINUCIOSA
Um encontro entre o público de leitores, estudantes e professores, e o autor para um momento de compartilhamento de ideias, percepções, experiências a partir da obra “A Vaca Minuciosa”.
É necessária inscrição prévia de turma escolar pelo e- mail redeativarede@gmail.com. Classificação livre, melhor recomendado para crianças a partir de 8 anos. Com tradução em Libras.

11 de agosto, quarta-feira, às 10h e 13 de agosto, sexta-feira, às 15h
CATARINA TEM UMA PRIMA – Contação de história e conversa com a autora Caroline Carvalho (Itajaí/SC).
Na relação com o livro e as múltiplas possibilidades de mediação, a escritora Caroline Carvalho apresenta aos leitores o seu livro “Catarina tem uma prima”, seguido de uma conversa acerca do processo de feitura do livro desde a ideia inicial, a escrita, até a publicação da obra, instigando os leitores a participarem de forma ativa no processo, dialogando acerca de curiosidades e questões levantadas pelos leitores durante a mediação.
Pelo canal www.youtube.com/AtivaRedeCultura – Turmas escolares podem agendar pelo e-mail redeativarede@gmail.com. Classificação livre, melhor recomendado para menores de 8 anos. Com tradução em Libras.

11 de agosto, quarta-feira, às 14h e 18 de agosto, quarta-feira, às 10h
ENCONTRO com o autor Fábio Monteiro (Recife/PE) a partir da mediação da obra EU NÃO SOU NÃO.
Mediando a obra literária de sua autoria “Eu Não Sou Não” (Selo Seleção Cátedra 10 de Leitura da UNESCO/2018) o autor Fabio Monteiro se encontra virtualmente com leitores e leitoras em formação.
Pelo canal www.youtube.com/AtivaRedeCultura e turmas escolares podem agendar pelo e-mail redeativarede@gmail.com. Classificação livre, melhor recomendado para maiores de 7 anos. Com tradução em Libras.

12 de agosto, quinta-feira, às 14h e às 15h30
POÉTICAS DA INFÂNCIA – Contar Histórias Como Exercício De Encantamento, oficina com Josiane Geroldi (Cia Contacausos/Chapecó/SC).
A criança aprende o mundo enquanto o experimenta. Como proporcionar experiências poéticas de descobrimento de mundo através das histórias? Como tornar esse caminho de aprendizado um exercício constante de encantamento e sensibilização para a escuta, empatia e cuidado de si e do outro? Vamos pensar sobre histórias, repertórios e ações práticas para o reencantamento dos dias?.
A ação formativa será pelo canal www.youtube.com/AtivaRedeCultura. Com tradução em Libras. Destina-se ao público adulto (educadores, agentes e assistentes de biblioteca, mediadores, estudantes, público afim interessado) e as inscrições devem ser feitas pelo formulário: https://bit.ly/poeticasdainfancia

13 de agosto, sexta-feira, às 10h
DO LIVRO AO OBJETO – Oficina literária com Caroline Carvalho (Itajaí/SC).
A partir da leitura mediada da recém-lançada obra literária Passarinhos, de Caroline Carvalho e ilustrações de Ana Sanfellippo/Espanha (Editora Aletria), a própria autora propõe uma discussão acerca dos possíveis formatos de leitura, tendo como base o livro em questão. A partir de uma dinâmica mediativa, a oficina provoca diálogos e aproximação das crianças com o livro-objeto, com possibilidade de criação de seus próprios livros objetos. Uma brincadeira de construção entre o livro e o objeto, o objeto-livro.
*Ação presencial com duração de aproximadamente 90 minutos, para se dar na escola (Itajaí/SC), disponível para agendamento de 1 turma escolar (com idade a partir de 08 anos) através do e-mail redeativarede@gmail.com . Com tradução em Libras, em caso de demanda comunicada pela escola.

16 de agosto, segunda-feira, às 10h
LITERATURA EM XEQUE – Mediação literária para público adolescente com Sueli Cagneti (Itajaí/SC).
Ver, rever, repensar ideias a partir de contrapontos de (e entre) textos literários juvenis, como estímulo para olhares mais críticos e melhor capacidade leitora. A abordagem se direciona a um público leitor menos contemplado – adolescentes e pré- adolescentes – no âmbito das práticas de mediação literária. Duração aproximada de 80 min.
Pelo canal www.youtube.com/AtivaRedeCultura. Turmas escolares podem agendar pelo e- mail redeativarede@gmail.com sendo melhor recomendado para público a partir de 11 anos e adultos interessados (educadores, pesquisadores, mães e pais, mediadores, etc.). Com tradução em Libras.

17 de agosto, terça-feira, às 15h
ENCONTRO com o autor Luciano Pontes (Recife/PE) a partir do livro mural SEREIMAR.
No encontro Luciano Pontes parte da obra de sua criação “Sereimar” para uma conversa com o público acerca das suas percepções a partir da experiência de fruição da obra, compartilha um pouco do seu processo de criação, responde perguntas e curiosidades do público, em interação virtual.
Pelo canal www.youtube.com/AtivaRedeCultura e é necessária a inscrição prévia de turma escolar pelo e-mail redeativarede@gmail.com. Classificação livre, melhor recomendada para crianças a partir de 08 anos. Com tradução em Libras.

20 de agosto, sexta-feira, às 10h
PASSARINHOS – Contação de histórias com Caroline Carvalho (Itajaí/SC).
A saga de dois passarinhos, que têm em comum um segredo que vem à tona em dias de ventania, é o enredo dessa história. “Quem alça o primeiro voo, já não consegue mais esconder suas asas.” Caroline Carvalho é escritora e contadora de histórias, gosta muito de dialogar sobre seus livros e nos faz um convite para que possamos juntos conhecer o livro “Passarinhos”. O que será que nos aguarda lá fora? Você já parou para se perguntar? É com essa pergunta que a autora do livro nos chama para um passeio que começa com a contação da história do livro e termina lá fora, no encontro com o mundo. Vamos juntos nesse passeio?
*Ação presencial com duração de aproximadamente 60 min, para se dar na escola (Itajaí/SC), disponível para agendamento de 1 turma escolar (com idade a partir de 8 anos) através do e-mail redeativarede@gmail.com . Com tradução em Libras, em caso de demanda comunicada pela escola.

SERVIÇO
Projeto Sopros Literários
De 9 a 20 de agosto
Gratuito e aberto à toda comunidade
Acompanhe pelo www.redeativarede.com e www.youtube.com/AtivaRedeCultura
Mais informações pelo e-mail redeativarede@gmail.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Colunistas

Informativo Cultural

Agenda

Serviço: O quê: Jornadas Criativas – Florianópolis Inscrições gratuitas: 20/10 a 05/11/2021 Palestras online: de 11/11 a 17/11/2021 Workshop presencial: 18/11/2021 Local: Sala de Cinema Gilberto Gerlach – Localizada no Centro Integrado de Cultura (CIC) Av. Gov. Irineu Bornhausen, 5600 – Agronômica – Florianópolis (SC) Horário: 10h30 às 18h

Facebook

Intervalo Cultural

Parceiros