Quarta edição da Semana Suzuki, realizada em Chapecó, capacita músicos de todo Brasil

Curso qualifica professores de violão

Quarta edição da Semana Suzuki, realizada em Chapecó,

capacita músicos de todo Brasil

 

Ensinar música para adolescentes pode ser desafiador. Com a intenção de capacitar professores que desejam qualificar as estratégias de ensino do violão do Método Suzuki, a Escola Daniel de Lima realiza a Semana Suzuki de Violão de 18 a 22 de janeiro. O curso acontece pelo quarto ano consecutivo e será ministrado pela professora MaryLou Roberts (EUA). Diferente dos outros anos em que a professora esteve em Chapecó, em 2021 os encontros serão no formato digital devido à pandemia provocada pelo Covid 19.

Ao todo, a capacitação para o Método Suzuki tem nove módulos e cada um aborda um dos livros do método. Dessa vez, os professores aprenderão as estratégias para ensinar o Livro 4. O curso conta com professores de todo Brasil: Amazonas, Goiás, Pará, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. “O objetivo do curso é capacitar os profissionais a ensinar o passo a passo de cada uma das músicas deste livro. Então, para que consigam ensinar efetivamente e acompanhar o aluno, eles têm que tocar o livro inteiro de memória”, explica o produtor cultural e professor Daniel.

 

Inscrições abertas para alunos ouvintes

A semana acontece em duas etapas: a pedagógica, no qual os 10 professores aprendem estratégias e atividades para usar em sala de aula; e a prática, quando a professora MaryLou Roberts demonstra ao vivo os conceitos ensinados sobre pedagogia em 14 aulas individuais e duas coletivas, totalizando 8h. Nessa segunda parte do encontro, professores e músicos do mundo todo podem participar como alunos ouvintes. As inscrições estão abertas e os interessados podem entrar em contato através do telefone (49) 98438-7343. Serão emitidos certificados e as vagas são limitadas.

O Método Suzuki prevê uma formação musical consistente. Ao mesmo tempo, dá uma grande importância para as estratégias de ensino que valorizam o relacionamento do professor com os alunos e com os pais. “É possível avançar significativamente na qualidade técnica e musical através deste método”, explica Daniel.

 

Quem é MaryLou Roberts

MaryLou Roberts ensina violão pelo Método Suzuki em Ann Arbor, Michigan, nos Estados Unidos. Tornou-se professora capacitadora da Suzuki Association of the Americas em 2006 e da European Suzuki Association em 2012. Desde então MaryLou tem ministrado vários cursos pela América do Sul, América Central, Austrália, Estados Unidos, Bélgica e Irlanda. Faz parte do Conselho Diretor da Suzuki Association of the Americas e do Comitê de Violão da International Suzuki Association.

Alunos formados em sua classe já foram aceitos nos programas de violão de várias universidades conceituadas nos Estados Unidos, como a Julliard e a Florida State University, além de outros cursos como Medicina, Ciência da Computação e Psicologia. Ela é diretora do Ann Arbor Suzuki Guitar Institute e é professora adjunta da Schoolcraft College.

 

Parceria

A Semana Suzuki conta com a parceria do Apoio Ergonômico Pompeo. Trata-se de um acessório para violão, guitarra, viola caipira e ukulele que permite um conforto maior e melhora a postura do músico. Os Apoios Pompeo foram criados e desenvolvidos em Chapecó e hoje são usados por grandes músicos de todo o Brasil.

 

Informações:

Data: 18, 19, 21 e 22 de janeiro de 2021

Horário: 17h às 19h

Carga horária: 8h

Plataforma: Zoom Meetings

Instagram: @violaosuzuki

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Colunistas

Informativo Cultural

Agenda

Devido a Lei de Quarentena da COVID-19, estaremos postando a agenda cultural de SC de 2020 após restabelecimento do controle da doença.

Facebook

Intervalo Cultural

Parceiros