Espetáculo gratuito “Barrica Poráguabaixo” passa por 10 cidades

A palhaça Barrica está de malas prontas e chegará na semana que vem a 10 cidades da região serrana de Santa Catarina com o espetáculo “Poráguabaixo”.

Vinda do Oeste, a palhaça interpretada pela atriz Michelle Silveira da Silva, apresenta no espetáculo os desafios de realizar um grande sonho: ir à praia. Um desejo que parece simples, mas que requer coragem e a superação de alguns empecilhos em seu caminho, além de muita criatividade e um pequeno ajuste de expectativa.

A atriz conta que o “Poráguabaixo” nasceu há 13 anos, da necessidade de criar uma cena que seria apresentada para estudantes surdos e ouvintes. “No início, ele era focado mais na questão física, do corpo e da quebra de padrões, mas ele também fala da transformação dos sonhos. Às vezes você fica fechado em um objetivo e ele não se realiza como você imaginava, mas pode acontecer de outra forma e a alegria com a sua realização pode ser tão grande ou até maior”, comenta Michelle.

Desde sua criação até agora, com ajustes e a participação de diversos amigos, o espetáculo já passou por várias cidades. A primeira circulação foi pela região oeste, por meio de dois projetos da UDESC Florianópolis, em 2010 e 2011. Já em 2013, passou por 33 cidades catarinenses, pelo projeto do SESC Encena Catarina. Depois, em 2014 circulou pelo projeto palco giratório do SESC, apresentando-se em 33 cidades brasileiras, além de se apresentar em em festivais de teatro e palhaçaria ao longo dos anos.

 

Circulação

Possibilitada pelo Programa de Integração e Descentralização da Cultura, por meio da Fundação Catarinense de Cultura do Estado de Santa Catarina, a circulação do espetáculo tem como objetivo chegar a pequenas cidades e o espetáculo se adapta a palcos e espaços de tamanhos e estruturas diferentes.

O mês de outubro foi escolhido para celebrar o mês da criança, público que se identifica muito com as presepadas da palhaça. “O espetáculo Barrica Poráguabaixo é para toda a família, todas as idades se divertem com ele. Estou muito feliz com a possibilidade dessa circulação depois da pandemia, vai ser um momento muito bonito de encontro com o público, vai ser uma experiência muito especial passar por essas cidades que ainda não conhecem a Barrica”, destaca a atriz.

Nesta circulação, as apresentações acontecem em Santa Cecília, São Cristóvão do Sul, Curitibanos, Ponte Alta, Correia Pinto, Painel, Bocaina do Sul, Lages, Otacílio Costa e Palmeira, todas de forma gratuita.

 

A Palhaça Barrica

A Palhaça Barrica “nasceu” em 2002, quando Michelle ainda era aluna do Curso de Artes Cênicas, na Universidade Federal de Santa Maria-RS.

De oficina em oficina, de curso em curso, a atriz foi aprimorando a técnica da palhaçaria e Barrica foi ganhando corpo, forma, firmando sua personalidade, vivendo e criando suas aventuras.

Depois de muitas intervenções na rua, recepção em eventos, ações em diferentes instituições, criação e apresentação de espetáculos, cursos, trabalho no hospital e de passar pelo país todinho compartilhando suas histórias, agora ela chega para se apresentar na região serrana catarinense.

 

Serviço

Apresentações

Santa Cecília

11/10, 15h, no Auditório da Secretaria de Educação

 

São Cristóvão do Sul

13/10, 16h, no Galpão Multiuso Jean Marcio Bastos

 

Curitibanos

14/10, 15h30, no Mercado Público Municipal

 

Ponte Alta

16/10, 15h30, no Centro de eventos Luiz Antônio Miguel De Moraes

 

Correia Pinto

18/10, 15h, no Centro de Eventos Alexandre Júlio

 

Painel

19/10, 15h, na Escola Municipal Santo Antonio

 

Bocaina do Sul

21/10, 15h30, no Anfiteatro da Escola Padre Theodoro

 

Lages

Data: 24/10, 14h30, no Cine Teatro da Pracinha da Cultura (Praça do CEU)

 

Otacílio Costa

Data: 25/10, 15h30, no Salão da Igreja Nossa Senhora dos Passos

 

Palmeira

Data: 27/10, 15h30, no Ginásio Estadual Antonieta Silveira

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Colunistas

Informativo Cultural

Agenda

O quê: Exposição “Um Olhar sobre a Cultura Japonesa” Onde: Museu Histórico de Santa Catarina – No Palácio Cruz e Sousa Praça XV de Novembro – Centro – Florianópolis – Visitação: até 02/03/2024. De terça a sexta-feira, das 10h às 18h; sábados e feriados, das 10h às 14h. Fechado aos domingos e segundas-feiras. Entrada gratuita

Facebook

Intervalo Cultural

Parceiros