BiblioBike leva histórias e encanto pelos livros para a Serra Catarinense

BiblioBike leva histórias e encanto pelos livros para a Serra Catarinense

Circuito de intervenções literárias passará por cinco cidades entre os dias 24 e 28 deste mês

 

A BiblioBike vai cair na estrada e rodar com muitas histórias pelas bandas da Serra Catarinense neste mês de abril, apresentando a alunos e professores livros que estimulam a imaginação por meio de uma leitura mais divertida e encantadora.

Serão realizadas dez intervenções literárias com mediação de leitura e contação de histórias em cinco cidades: São Cristóvão do Sul, Ponte Alta, Correia Pinto, Otacílio Costa e Bocaina do Sul, entre os dias 24 e 28 de abril.

A mediadora de leitura Camila Miotto destaca que um dos objetivos do projeto é facilitar as condições de acesso ao livro. “Iremos modificar a rotina cultural das cidades por onde a BiblioBike passará, transformando em espaços agradáveis de leitura e de apresentações culturais de forma gratuita”, afirma.

O projeto inclui também a distribuição de cinco kits de livros de literatura infantil, selecionados por curadoria especializada, que serão entregues para as bibliotecas públicas dos municípios que recebem as intervenções.

Além disso, os pequenos que participarem das intervenções vão receber um material chamado “Diário do leitor”, para desafiá-los a seguir desbravando o mundo dos livros, instigando-os a percorrer um caminho de descobertas pela leitura e a frequentar a biblioteca de sua cidade.

O projeto “Circuito BiblioBike: intervenções literárias pela Serra Catarinense” foi selecionado pelo Prêmio Elisabete Anderle de Apoio à Cultura – Edição 2022, executado com recursos do Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense de Cultura.

 

Oficina

Outra ação, com o objetivo de auxiliar no fomento à leitura, será por meio da capacitação de colaboradores de bibliotecas, professores, pais e demais interessados.

Para isso, será realizada no dia 27 de abril, em Otacílio Costa, a oficina de formação “Mediação de leitura: uma ferramenta para aproximar leitores dos livros”, com a mediadora de leitura Camila Miotto.

Para participar, não é necessário se inscrever previamente, basta ir até o Centro de Convivência do Idoso de Otacílio Costa-SC, no dia 27 de abril, às 19h. O endereço é na Rua Hilton Pereira, número 420, Bairro Poço Rico.

 

Bibliobike

Criada em 2015, a BiblioBike é uma biblioteca itinerante adaptada em uma bicicleta, que conta com um acervo de mais de 300 livros infantis.

O projeto tem o objetivo de despertar nos pequenos a paixão pelos livros, levando-os para espaços como escolas, parques e praças e possibilitando uma experiência diferente de contato com a literatura, em ambientes aconchegantes e convidativos, montados com mantas e almofadas.

Além disso, proporciona uma conexão entre a prática de leitura e a convivência em família, fomenta novos espaços culturais e socializa as produções artísticas na região.

Desde sua criação, a BiblioBike já passou por mais de 50 cidades, atendendo a um número aproximado de 40 mil pessoas, entre crianças, adolescentes, adultos e idosos, em mais de 300 intervenções literárias.

 

Programação

24/04 – Manhã e tarde – São Cristóvão do Sul

25/04 – Manhã e tarde – Ponte Alta

26/04 – Manhã e tarde – Correia Pinto

27/04 – Manhã e tarde – Otacílio Costa

27/07 – 19h Oficina de formação – Otacílio Costa

28/04 – Manhã e tarde –  Bocaina do Sul

 

Fotos: Madeleine Photographie

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Colunistas

Informativo Cultural

Agenda

O quê: Exposição “Um Olhar sobre a Cultura Japonesa” Onde: Museu Histórico de Santa Catarina – No Palácio Cruz e Sousa Praça XV de Novembro – Centro – Florianópolis – Visitação: até 02/03/2024. De terça a sexta-feira, das 10h às 18h; sábados e feriados, das 10h às 14h. Fechado aos domingos e segundas-feiras. Entrada gratuita

Facebook

Intervalo Cultural

Parceiros