BIBLIOTECA PÚBLICA DE SC OFERECE SCANNER QUE FAZ LEITURA DE LIVROS PARA DEFICIENTES VISUAIS

Pessoas cegas ou com baixa visão têm, agora, uma nova forma de acessar o acervo da Biblioteca Pública de Santa Catarina. Um scanner combinado ao software Openbook transforma o texto em voz, permitindo que qualquer obra escrita seja ouvida por deficientes visuais.

O usuário pode levar a obra que deseja ler ou escolher entre os livros disponíveis nas prateleiras da BPSC. O livro é colocado na bandeja do scanner, que digitaliza a página e joga o texto para dentro do software Openbook. A leitura, que pode ser feita em vários idiomas, é ouvida por meio de fones disponíveis no computador.

Para utilizar o computador em que o scanner e o software estão instalados, é possível marcar horário antecipadamente ou chegar até o segundo andar da Biblioteca, onde também está o setor de livros em Braille, e solicitar o equipamento. A facilidade é uma doação recebida no evento Senabraille, que abordou ações de bibliotecas na inclusão de pessoas com deficiência visual, pelo Sistema de BibliotecaS Públicas de Santa Catarina, que repassou à BPSC.

 

Foto: Márcio Henrique Martins / Assessoria de Comunicação FCC

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Colunistas

Informativo Cultural

Agenda

Maratona Fotográfica – premiação e exposição. 16/08/2019 – sexta-feira / Escola de Artes de Chapecó / 19 horas. A 15ª edição da Maratona Fotográfica – Cidade de Chapecó é um evento tradicional na agenda de aniversário do Município. Ela aconteceu no domingo, 04 de agosto e na noite desta sexta-feira (16/08) será a premiação dos participantes.
Peça teatral “Tal Pai, Tal Filho”. DATA: 19/08/2019, 14 horas. Pavilhão da Igreja – ao lado do CRAS Líder. O CRAS Líder e Centro de Convivência Passo dos Fortes convidam para peça teatral intitulada “Tal Pai, Tal Filho”. A peça explora a relação entre pais e filhos em meio ao uso da tecnologia, a família, o consumo de drogas, entre outros. O evento é oferecido através de parceria entre o CRAS e o Sicoob Maxicredito. A peça foi desenvolvida pelo youtuber Leozão, seu pai Jefferson Pedroso, e uma psicóloga. Ela já foi vista por jovens de escolas públicas em diversas cidades da região sul. A atividade é aberta à população da região de abrangência do CRAS Líder e também a outros Centros de Convivência e profissionais da Secretaria de Assistência Social.
A Arena mais Safada do Brasil já tem data para chegar em Chapecó 😱😱 Dia 14 de Novembro, véspera de feriado, Arena Safadão Chapecó 😍😍 Wesley Safadão, Kevinho, Gustavo Mioto e Diego Strada prometem fazer dessa noite a mais animada que você já viu 💥💃🕺 Anote na sua agenda, dia 14 de novembro, véspera de feriado, tem Arena Safadão Chapecó.

Facebook

Intervalo Cultural