BIBLIOTECA PÚBLICA DE SC OFERECE SCANNER QUE FAZ LEITURA DE LIVROS PARA DEFICIENTES VISUAIS

Pessoas cegas ou com baixa visão têm, agora, uma nova forma de acessar o acervo da Biblioteca Pública de Santa Catarina. Um scanner combinado ao software Openbook transforma o texto em voz, permitindo que qualquer obra escrita seja ouvida por deficientes visuais.

O usuário pode levar a obra que deseja ler ou escolher entre os livros disponíveis nas prateleiras da BPSC. O livro é colocado na bandeja do scanner, que digitaliza a página e joga o texto para dentro do software Openbook. A leitura, que pode ser feita em vários idiomas, é ouvida por meio de fones disponíveis no computador.

Para utilizar o computador em que o scanner e o software estão instalados, é possível marcar horário antecipadamente ou chegar até o segundo andar da Biblioteca, onde também está o setor de livros em Braille, e solicitar o equipamento. A facilidade é uma doação recebida no evento Senabraille, que abordou ações de bibliotecas na inclusão de pessoas com deficiência visual, pelo Sistema de BibliotecaS Públicas de Santa Catarina, que repassou à BPSC.

 

Foto: Márcio Henrique Martins / Assessoria de Comunicação FCC

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Colunistas

Informativo Cultural

Agenda

Exposição “Narrativas (dis)corridas” // A exposição segue na Galeria Municipal de Arte Dalme Marie Grando Rauen, Praça Coronel, até o dia 01 de março de 2020. O horário de visita da exposição é terça à sexta-feira das 09 às 12 horas e das 13 às 16 horas. Sábados, domingos e feriados o horário é das 14 às 17 horas. É possível agendar visitas guiadas através do telefone (49) 3321-8509 ou pelo e-mail artesvisuais@chapeco.sc.gov.br.
Se estiver pelo litoral neste final de semana, fica-a-dica // Serviço: O quê: Lançamento do livro Mariposa Negra, de Daniel Laurindo Júnior // Quando: 6 de dezembro de 2019, às 18h // Onde: Centro Integrado de Cultura (CIC) Av. Gov. Irineu Bornhausen, 5600 – Agronômica – Florianópolis (SC) // Classificação indicativa: 16 anos // Entrada gratuita, com distribuição de exemplares

Facebook

Intervalo Cultural