Primeira Gibiteca de Chapecó conta com mais de 12 mil exemplares

Inaugurada em março de 2018 a Gibiteca Silmar Geremia começou modesta. Cerca de 1 mil exemplares que ocupavam um espaço especial para leitura na Escola de Artes. Os livros doados por Sidi Geremia e sua família, após o falecimento do irmão Silmar, deram início a um trabalho inédito no Município: a primeira Gibiteca de Chapecó.

Pouco tempo depois com a chegada de mais exemplares doados, o espaço ganhou mais uma estante e a disponibilidade de mais Histórias em Quadrinhos para consulta no local. Cerca de dois meses depois de sua inauguração a Gibeteca soma 12 mil HQ’s (Histórias em Quadrinhos). As obras são vindas de doações de coleções particulares de cerca de 10 pessoas, de Chapecó e de São Paulo.

Dentre as cerca de 2 mil peças da Gibiteca disponíveis para consulta no local, obras como a série “Marvels” ilustrada em aquarela pelo artista norte-americano Alex Ross e originais do Frank Miller, como “300 de Esparta” e “Batman, o Cavaleiro das Trevas”, integram o acervo. Além de títulos expressivos como o Hulk e o Homem Aranha, com mais de 100 revistas de cada um dos personagens.  Aos poucos, de acordo com a equipe da escola, todos os exemplares serão catalogadas, e com o passar do tempo será feito o empréstimo dos livros.

“O espaço é uma novidade que nos deixa muito contentes. Os exemplares, além de estarem disponíveis para consulta e apreciação dos interessados por este tipo de expressão, também podem ser utilizados como fontes de pesquisas e referências, principalmente dentro da área artística e textual. Este espaço é uma forma de difundir esta arte e estamos felizes que a comunidade tenha abraçado esta ideia e esteja contribuindo para a sua ampliação”, disse o Secretário de Cultura, Nemésio Carlos da Silva.

Créditos: Divulgação PMC.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Colunistas

Informativo Cultural

Agenda

>> 14Bis – 16ago Quinta-Kunk // 17ago Lucas Lucco
>> Chitãozinho e Xororo Show Evidências. Dia 24 de agosto, sexta-feira véspera de feriado, 101 anos de Chapecó, EFAPI. Adquira sua mesa e ingressos antecipados pelo 49 99941-3500.
ASSUNTO: Um Resgate Histórico – 101 anos de Chapecó. // DATA: 20/08/2018 e 24/08/2018 HORÁRIO: 13h30.// LOCAL: Instituição Chapecó Criança Cidadania em Ação, Rua Regente Diogo Feijó, 1045D. // Telefone: 2049 9462 // Resumo: Você sabe como surgiu Chapecó? Para responder esse e outras perguntas a Instituição Chapecó Criança – Cidadania em ação, está desenvolvendo durante o mês de agosto diversas atividades alusivas ao dia do Município, entre elas o baú de memórias, apresentação tetral e o Museu dos Colonizadores. A ideia é ensinar de forma lúdica sobre o processo de colonização e transformação para que todos compreendam a importância dos direitos e deveres enquanto cidadãos e sujeitos ativos da história de Chapecó. As próximas ações acontecem nos dias 20 e 24 de agosto.
ASSUNTO: Projeto Arte e Água: Essenciais para a Vida. DATA: 15/08/2018 – quarta-feira . HORÁRIO: 14h. LOCAL: Escola Básica Municipal Olímpio Correa Figueiró Rua João Francisco Schneider, 234 d – Bairro Belvedere – Chapecó – SC Telefone: 3324 2462. Resumo: Estudantes de 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental estão sensibilizados quanto ao uso sustentável da água, já são capazes de emitir opiniões e interferir no meio em que vivem e desta forma, contribuem para a preservação da natureza. Neste dia 15 de agosto, eles estarão demonstrando à comunidade escolar, por meio da Arte, o que pode ser feito de maneira sustentável. A programação envolve inúmeras atividades voltadas à consciência ambiental, com o objetivo que as informações cheguem também à sua família e amigos.

Facebook

Intervalo Cultural

Parceiros