Novo projeto do Google alimentará data centers com energia limpa

Um projeto inédito abastecerá dois data centers do Google em Nevada, Estados Unidos, com energia limpa. A iniciativa partiu de uma parceria da big tech com a startup Fervo, que criou uma nova tecnologia de energia geotérmica.

O que já foi divulgado até aqui
O projeto terá capacidade de gerar 3,5 MW de energia e fornecerá eletricidade à rede local que atende dois data centers do Google.
Os data centers são famosos por consumir muita eletricidade. Para efeito de comparação, 1 MW já é suficiente para alimentar em média mais de 700 casas.
A iniciativa faz parte do plano da empresa de zerar sua pegada de carbono até 2030 combinando o uso de energia geotérmica e outras fontes como eólica e solar.

Como funciona o novo sistema geotérmico do Google?
Uma central geotérmica comum normalmente extrai fluidos quentes de reservatórios naturais para produzir vapor que faz girar turbinas. O novo projeto, porém, foi construído nos arredores de um campo geotérmico com rocha quente, mas sem fluidos.

Para gerar energia geotérmica no local, a Fervo teve que perfurar dois poços horizontais por onde bombeia água fria nas fraturas das rochas.

Ela aquece e gera vapor de volta à superfície. O sistema é fechado e a água é sempre reutilizada.
A Fervo também instalou cabos de fibra óptica nos poços para coletar dados em tempo real sobre vazão, temperatura e desempenho do sistema geotérmico.

Ao contrário dos parques eólicos e solares, sensíveis às condições meteorológicas, os projetos geotérmicos podem gerar eletricidade de forma mais consistente. Essa é uma das razões pelas quais o Google está trabalhando em mais projetos como este.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Colunistas

Informativo Cultural

Agenda

Construído por meio de ficções artístico-narrativas breves e mistas, dentre as quais estão a prosa, o verso, a fotografia, a cianotipia, a ilustração, a colagem e a história em quadrinhos, o livro-objeto “Imagenações” será lançado no dia 19 de julho em Florianópolis e no dia 26 de julho em Itajaí. Além da sessão de autógrafos, haverá leitura dramática e exibição de vídeos durante os eventos. A entrada é gratuita.
O quê: Exposição “As Vozes do Exílio e a Mística do Feminino”, das artistas Ana Terra Vignes e Paula Schlindwein Abertura: 3 de julho de 2024, às 19h30. Visitação: até 30 de julho de 2024. De terça-feira a domingo, das 10h às 21h. Local: Sala Lindolf Bell – Centro Integrado de Cultura (CIC) Av. Gov. Irineu Bornhausen, 5600 – Agronômica, Florianópolis – SC. Entrada gratuita Classificação indicativa: 10 anos
Nos meses de julho e agosto, a Biblioteca Pública de Santa Catarina (BPSC) será palco de uma série de eventos promovidos pela Associação Catarinense dos Amigos do Caminho de Santiago de Compostela (ACACSC). As atividades ocorrerão nos dias 1º, 4, 11 e 18 de julho e também nos dias 1º, 8 e 15 de agosto. Na programação estão previstos exposições, lançamentos de livros, conferências e rodas de conversa.

Facebook

Intervalo Cultural

Parceiros