ExpoFemi: exibição de documentário resgata história do Cinema em Xanxerê

No Auditório da ExpoFemi, um evento especial, reproduzido no domingo (25), marcou o resgate de uma parte significativa da história de Xanxerê. A exibição de um documentário idealizado e produzido pelo diretor de fotografia e produtor audiovisual, Vinicius Leonan Paim, trouxe à tona trajetória que envolve a emancipação da cidade e a história do cinema Cine Luz.

A inspiração para esse projeto surgiu de uma conversa entre amigos, incluindo Vinicius, que desde 2010 trabalhava com produção cultural. Observando o potencial da antiga estrutura do Cine Luz, localizado na rua Coronel Passos Maia, decidiram ressignificar sua importância histórica e cultural para Xanxerê e toda a região da Amai.

Conforme Vinicius, após a enchente em 1983, o cinema foi perdido, deixando um vazio na vida cultural da cidade. “O documentário, com duração de uma hora, apresenta entrevistas com figuras-chave da comunidade, incluindo famílias que estiveram envolvidas desde a construção inicial do cinema. Por meio desses relatos, o filme narra desde os primórdios da emancipação da cidade, passando pela construção e funcionamento do cinema, até o momento trágico em que foi levado pelas águas”, ressaltou.

Com sensibilidade e detalhes, o documentário mergulha na memória coletiva da cidade, resgatando não apenas o cinema, mas uma parte fundamental da identidade cultural de Xanxerê.

“Vimos que tinha um potencial para desbravar essa história e ressignificar esse tempo de cultura, que foi muito importante para Xanxerê e para toda a região da Amai. Essa foi uma fase complicada para a cidade, em que a cultura deu uma brecha, com isso, tivemos a ideia de uma forma ou outra trazer a possibilidade de se ter um cinema aqui, algo que possa despertar essa vontade de a comunidade ver essas exibições locais, incentivando assim o audiovisual”, concluiu.

Fotos: ExpoFemi/Divulgação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Colunistas

Informativo Cultural

Agenda

Construído por meio de ficções artístico-narrativas breves e mistas, dentre as quais estão a prosa, o verso, a fotografia, a cianotipia, a ilustração, a colagem e a história em quadrinhos, o livro-objeto “Imagenações” será lançado no dia 19 de julho em Florianópolis e no dia 26 de julho em Itajaí. Além da sessão de autógrafos, haverá leitura dramática e exibição de vídeos durante os eventos. A entrada é gratuita.
O quê: Exposição “As Vozes do Exílio e a Mística do Feminino”, das artistas Ana Terra Vignes e Paula Schlindwein Abertura: 3 de julho de 2024, às 19h30. Visitação: até 30 de julho de 2024. De terça-feira a domingo, das 10h às 21h. Local: Sala Lindolf Bell – Centro Integrado de Cultura (CIC) Av. Gov. Irineu Bornhausen, 5600 – Agronômica, Florianópolis – SC. Entrada gratuita Classificação indicativa: 10 anos
Nos meses de julho e agosto, a Biblioteca Pública de Santa Catarina (BPSC) será palco de uma série de eventos promovidos pela Associação Catarinense dos Amigos do Caminho de Santiago de Compostela (ACACSC). As atividades ocorrerão nos dias 1º, 4, 11 e 18 de julho e também nos dias 1º, 8 e 15 de agosto. Na programação estão previstos exposições, lançamentos de livros, conferências e rodas de conversa.

Facebook

Intervalo Cultural

Parceiros