Coral Alegria de Cantar realiza 5 apresentações gratuitas

Grupo existe desde 2003 reunindo cantores dos bairros

Presidente Médici e Passo dos Fortes de Chapecó

 

 

Há aproximadamente 20 anos, um grupo de cantores se reuniu para dar vazão a um sonho: criar um coral. Iniciava, assim, Associação Coral Alegria de Cantar e um importante resgate de pesquisa, aprendizado e divulgação da arte popular chapecoense e brasileira. Agora, reunindo 30 cantores, o grupo inicia uma nova circulação: serão 5 apresentações em municípios da região oeste de Santa Catarina e noroeste do Rio Grande do Sul. O projeto original previa 10 apresentações ainda em 2020, por conta da pandemia as apresentações se restringiram.

As apresentações acontecem de forma gratuita e acessível ao público. O grupo foi contemplado pelo edital de fomento público do Programa Nacional de Apoio à Cultura – PRONAC nº 185748 – Lei Federal de Incentivo à Cultura do Ministério do Turismo – Secretaria Especial de Cultura. A execução do projeto prevê a pré-produção, ensaios e circulação.

De acordo com a presidente da Associação Coral Alegria de Cantar, Marlene Pocai, o apoio público ajuda a estimular a produção e difusão de bens culturais. “Nós priorizamos o produto cultural originário do país, trabalhando repertórios nacionais da música popular, erudita, folclórica e outras manifestações da cultura brasileira”, explica Marlene.

É um importante momento de divulgar a cultura local chapecoense a outros lugares e fomentar a formação e existência de outros grupos musicais. “Desta forma, promove e estimula a regionalização da produção cultural e artística brasileira, com valorização dos artistas locais”, finaliza.

 

O grupo

A Associação Coral Alegria de Cantar é uma entidade cultural sem fins lucrativos. Em 2005 o coro filiou-se a Liga Cultural e Artística do Oeste Catarinense e realizou seu primeiro encontro de coros com a participação de 12 grupos.

Em quase duas décadas, o grupo soma participações em centenas de eventos culturais em Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná e na região Sudeste do Brasil. Também é reconhecido pela promoção de eventos para manutenção da entidade e fomento às ações culturais.

Desde 2008 o grupo tem sede em sala concedida pela Prefeitura Municipal de Chapecó no Terminal Rodoviário de Passageiros de Chapecó, onde são realizados ensaios e reuniões.

 

Apresentações confirmadas:

23/11/21  – 19h30 – Pinhalzinho/SC (já realizada)

02/12/21 – 8h – Chapecó/SC (Cidade do Idoso – Efapi)

04/12/21 – 20h – Frederico Westphalen/RS

11/12/21 – 20h – Cunha Porã/SC

14/12/21 – 19h30h – Coronel Freitas/SC (Câmara de Vereadores)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Colunistas

Informativo Cultural

Agenda

O quê: Exposição “Um Olhar sobre a Cultura Japonesa” Onde: Museu Histórico de Santa Catarina – No Palácio Cruz e Sousa Praça XV de Novembro – Centro – Florianópolis – Visitação: até 02/03/2024. De terça a sexta-feira, das 10h às 18h; sábados e feriados, das 10h às 14h. Fechado aos domingos e segundas-feiras. Entrada gratuita

Facebook

Intervalo Cultural

Parceiros