Xanxerê e Pinhalzinho vão representar o Oeste no torneio estadual de robótica

Estudantes de 10 a 18 anos das turmas de contraturno escolar de Educação Maker e do Programa de Iniciação Tecnológica Empreendedora (PITE) do SESI/SENAI da Regional Oeste (Chapecó, Pinhalzinho e Xanxerê) participaram, no último sábado (03), do Torneio de Robótica Regional Oeste. A iniciativa foi do SESI/SENAI, entidades da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC). A programação contou com oficinas gratuitas do SESI Ciências, Matemática e Games e com o Torneio de Sumô de Robôs.

No período da manhã houve apresentação dos projetos dos times do FIRST LEGO League (FLL) e à tarde competição nas mesas. Participaram duas equipes de Chapecó, uma de Pinhalzinho e quatro de Xanxerê. A premiação ficou com as seguintes equipes: 1º Lugar – Tech Champ (Xanxerê); 2º Lugar – Bright Minds (Pinhalzinho); e 3º Lugar – Tec 19 (Xanxerê).

O objetivo do torneio foi selecionar os times que irão representar a região no torneio FIRST LEGO League na fase estadual, no mês de outubro, em Jaraguá do Sul. Participarão da fase estadual o primeiro e o segundo colocados.

De acordo com o gerente executivo regional do SESI/SENAI, Almeri Dedonatto, a FIRST LEGO League não envolve apenas construir e competir com robôs. “O Projeto de Inovação é a oportunidade que a equipe tem para sentir como é ser um cientista, um inventor ou um engenheiro”. A temporada 2019/2020 foi batizada de City Shaper (Cidades Inteligentes) e proporciona aos estudantes o poder de ajudar a construir cidades cada vez melhores.

DESAFIO

O Torneio de Robótica FIRST® LEGO® League desafia estudantes a buscarem soluções para problemas do dia a dia da sociedade moderna. Os temas são diferentes a cada ano. Os jovens, liderados por dois adultos, precisam trabalhar em sintonia tendo como base valores como respeito, ganho mútuo e competição amigável. Seguindo regras feitas especificamente para cada temporada, eles constroem robôs baseados na tecnologia LEGO® Mindstorm, que devem ser programados para cumprir uma série de missões.

Na avaliação do projeto, as equipes identificam um problema do mundo real na área do tema do desafio da temporada; criam uma solução inovadora para esse problema (criando algo que não existe ou com base em algo que já existe); compartilham suas descobertas com outras pessoas; e apresentam seu projeto de pesquisa para um grupo de juízes no Torneio de Robótica.

 

Fonte MB Comunicação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Colunistas

Informativo Cultural

Agenda

07 dezembro 2019 / Um grande show em Chapecó. CHRYSTIAN E RALF CHAPECÓ· Um das duplas sertanejas ícones do Brasil estará em Chapecó em 2019, em um mega show que ficara marcado na lembrança de muitos! Aguarde, novidades em breve.
A Arena mais Safada do Brasil já tem data para chegar em Chapecó 😱😱 Dia 14 de Novembro, véspera de feriado, Arena Safadão Chapecó 😍😍 Wesley Safadão, Kevinho, Gustavo Mioto e Diego Strada prometem fazer dessa noite a mais animada que você já viu 💥💃🕺 Anote na sua agenda, dia 14 de novembro, véspera de feriado, tem Arena Safadão Chapecó.

Facebook

Intervalo Cultural