Sonora Festival Internacional de Compositores oferece oficinas gratuitas

Estão abertas as inscrições para as oficinas que integram a programação do Sonora Festival Internacional de Compositoras de Chapecó. As atividades são gratuitas e acontecerão na sexta-feira, 08 de novembro, no Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo De Nes, Rua Assis Brasil, 20-D. Em sua segunda edição o Festival, contemplado pelo Edital de Fomento e Circulação das Linguagens Artísticas de Chapecó, tem como objetivo democratizar o acesso às artes e oportunizar que mulheres, cis e trans, aprendam música, conheçam novas técnicas, tenham acesso ao conhecimento, à troca de experiências e à profissionalização.

Neste ano a programação inclui Oficina de Flautas, Bate- papo sobre a produção de mulheres na música local e Oficina de Canto com Marissol Mwaba. As inscrições podem ser feitas pelo link https://docs.google.com/forms/u/2/d/1_ypKfhW4YCmy9AJjv8PuI3xw1EP2yclEz-_QiyyQZBQ/edit .

Programação das Oficinas

14h – Oficina de Flautas com Talita Falcão (Chapecó)
Musicista, artesã e arte terapeuta, Talita trabalha com oficinas de instrumentos de sopros de povos tradicionais como o digerido – instrumento originários dos povos aborígenes australianos e o pífano – flauta transversal de origem popular, tradicional nas regiões do Nordeste do Brasil. Atualmente toca e fabrica instrumentos artesanais com sua dupla “Os Curiós”, compõe e ministra oficinas de pífanos para o projeto do Coletivo Manivas, e acompanha artistas como Amanda Cadore e Isaías Alves. Em sua oficina irá mostra técnicas desse com instrumentos de sopro.
16h – Roda de Conversa sobre a produção das mulheres na música chapecoense;
18h – Oficina de Canto com Marissol Mwaba (Florianópolis)
Marissol Mwaba, cantora, compositora e instrumentista brasileira de origem Congolesa reflete em seu trabalho diversas influências musicais unidas ao panorama cultural africano. A artista fez shows na França em 2015, onde lançou seu primeiro CD, Luz-A-zuL. Em 2017, uma de suas obras em coautoria com François Muleka ficou conhecida na voz de Luedji Luna (Notícias de Salvador) e foi o ano de estreia do show Palavra Mágica. Em 2018 lançou o CD Palavra Mágica Acústico Rec’n’Play, o single Toda Quinta e esteve no The Voice Brasil. Marissol já colaborou em palco e estúdio com artistas como Emicida, Fióti, Chico César, Drik Barbosa, Alegre Corrêa, François Muleka e Rael. Atualmente apresenta o show Lamuka (significa despertar/acordar em Swahili). Em sua oficina irá ministrar técnicas de canto.

O que é o Sonora?
O Sonora teve origem na hashtag #mulherescriando, que foi uma iniciativa da musicista Deh Mussulini para romper o imaginário de que existem poucas compositoras, ou seja, mulheres que criam sua arte sonora. Aos poucos o evento se transformou em um grande movimento, ganhou força e apoiadoras. Atualmente ele acontece em 16 países e em mais de 70 cidades. É considerado hoje a maior mostra autoral de música feminina do mundo. Em Chapecó o Festival acontece nos dias 08 e 09/11/2019.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Colunistas

Informativo Cultural

Agenda

O quê: Exposição “Um Olhar sobre a Cultura Japonesa” Onde: Museu Histórico de Santa Catarina – No Palácio Cruz e Sousa Praça XV de Novembro – Centro – Florianópolis – Visitação: até 02/03/2024. De terça a sexta-feira, das 10h às 18h; sábados e feriados, das 10h às 14h. Fechado aos domingos e segundas-feiras. Entrada gratuita

Facebook

Intervalo Cultural

Parceiros