Sebrae/SC seleciona empresas que buscam inovação

O Sebrae/SC está com inscrições abertas para o novo ciclo 2 do Programa Agentes Locais de Inovação (ALI 2019/2020). Nesta etapa, serão selecionados 200 micro e pequenos negócios de Florianópolis, Blumenau e Chapecó. Os empresários interessados devem se inscrever pelo link http://sebrae.sc/selecaoempresas-ali.

O foco é auxiliar os pequenos negócios na geração de novos produtos e serviços e/ou novos modelos de negócios, de maneira que essas empresas possam se destacar em sua área de inovação. Os trabalhos nas organizações selecionadas estão previstos para iniciarem em novembro de 2020.

De acordo com o gerente regional Oeste do Sebrae/SC, Enio Albérto Parmeggiani, o plano é implementado sob a responsabilidade da empresa e com orientações do Agente Local de Inovação, sendo que o acompanhamento é gratuito e tem duração de até oito meses. “Essa ação proporciona inovação em produtos, processos, marketing e estrutura organizacional, o que resulta em crescimento e ampliação da competitividade no mercado”, observa.

AVALIAÇÃO

A sócia-proprietária da empresa Fada Madrinha Store de Chapecó, Carliana Grosseli, participa do ciclo 1 e ressalta que o programa surgiu em momento oportuno. “O fato de termos uma pessoa de fora da nossa vivência diária nos instigando a olhar para o negócio a partir de outro ponto de vista nos permite uma autoavaliação, tanto dos profissionais quanto da empresa. Isso propicia inúmeras ideias de inovações para o negócio de revenda de vestuário, que já se faz extremamente presente no cotidiano das pessoas”, comenta.

A empresa foi criada em maio de 2017 pela vontade em ter um empreendimento familiar e como a concretização do sonho de Carliana Grosseli, Camila Grosseli e Daiana Götz. “Gostaríamos de trabalhar em prol do nosso crescimento pessoal e profissional, nos dedicando e investindo em um negócio viável e que pudesse crescer”, explica Carliana.

Inicialmente, a loja revendia confecções adquiridas em São Paulo. Na sequência, a sócia-proprietária Daiana assumiu no município de Pinhalzinho uma revenda Hering. Assim, surgiu, há um ano e meio, a oportunidade da Fada Madrinha em Chapecó se tornar uma revenda do segmento de vestuário dos produtos dessa marca.

Entre as medidas apresentadas pelo Programa ALI e que mais se enquadraram ao negócio estão a planilha de indicadores, que proporciona maior controle do administrativo da empresa. Além desse, tem o produto mínimo viável (MVP), que contribui na tomada de decisão antes de um investimento, pois com essa ferramenta a empresa consegue estimar os custos e verificar se realmente é viável aplicar essa inovação. No caso da empresa Fada Madrinha foi priorizada a inovação em marketing. “Com essas medidas observamos um crescimento gradativo da visualização de nosso negócio, seja no meio digital ou na loja física, e isso representa um reconhecimento do mercado enquanto revenda”, analisa.

“O programa nos permitiu ver a empresa sob nova perspectiva. Percebemos a cada encontro desenvolvido com a Agente Local de Inovação novos caminhos rumo ao reconhecimento de nosso negócio no mercado”, avalia.

COMO FUNCIONA

A gestora local do Projeto ALI no Oeste, Marieli Aline Musskopf, salienta que grande parte dos empresários envolvidos com pequenos negócios acredita que inovar exige custos elevados e equipes maiores. “Queremos mostrar na prática que inovar é possível e necessário para qualquer empresa, independente do seu porte e sua estrutura” finaliza ao destacar que o serviço é gratuito e que serão selecionadas 60 empresas.

Para participar do Projeto ALI, o empresário deve entrar em contato com o Sebrae/SC pelo telefone (49) 3330-2805 ou pelo e-mail marieli@sc.sebrae.com.br.

Fonte MB Comunicação Empresarial/Organizacional

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Colunistas

Informativo Cultural

Agenda

07 dezembro 2019 / Um grande show em Chapecó. CHRYSTIAN E RALF CHAPECÓ· Um das duplas sertanejas ícones do Brasil estará em Chapecó em 2019, em um mega show que ficara marcado na lembrança de muitos! Aguarde, novidades em breve.
A Arena mais Safada do Brasil já tem data para chegar em Chapecó 😱😱 Dia 14 de Novembro, véspera de feriado, Arena Safadão Chapecó 😍😍 Wesley Safadão, Kevinho, Gustavo Mioto e Diego Strada prometem fazer dessa noite a mais animada que você já viu 💥💃🕺 Anote na sua agenda, dia 14 de novembro, véspera de feriado, tem Arena Safadão Chapecó.

Facebook

Intervalo Cultural