Se você não vai à Biblioteca, ela vai até você

Como ir além das paredes da Biblioteca, oferecer e incentivar a leitura em outros espaços? Foi respondendo esta pergunta que a Biblioteca Pública Municipal Neiva Maria Andreatta Costella está desenvolvendo um projeto que tem um objetivo bem claro: levar livros aonde geralmente eles não chegariam, como penitenciárias, hospitais, parques públicos e projetos sociais.

A instituição recebe diariamente doações de livros de diferentes gêneros, vindas da comunidade. Como algumas dessas obras já existem no acervo da instituição, a equipe faz uma triagem, avalia a obra e o estado físico, faz restaurações quando necessário, analisa o perfil das entidades parceiras e seleciona os livros que mais se encaixam para cada espaço que receberá as doações.

De acordo com a Bibliotecária Caroline Miotto, são recebidos livros de qualquer assunto, exceto livros didáticos e enciclopédias. “Na triagem conforme o perfil da entidade é feita a separação. São enviados livros de variados assuntos como literatura, autoajuda, técnicos, informativos, entre outros”, explica.

Atualmente a Biblioteca é parceira de oito espaços e projetos: Penitenciária Agrícola, Casa Abrigo de Mulheres Vítimas de Violência, Centro de Convivência dos Idosos, Hospital Regional do Oeste, Hemosc, Projeto Passeio à Cavalo no Complexo Esportivo Verdão, Programa Primeiros Passos e Programa Viver. A ideia é fazer com que livros não sejam encontrados somente em bibliotecas e escolas, sejam inseridos no cotidiano, em diferentes espaços e que assim contribuam para o desenvolvimento social.

Para doar livros que você já leu, não utiliza mais e ajudar esse projeto a continuar basta ir à sede da Biblioteca Pública Municipal Neiva Maria Andreatta Costella, no Calçadão da Benjamin Constant, das 8h às 19h. Outras informações pelo telefone 2049 9002.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Colunistas

Informativo Cultural

Agenda

O quê: Exposição “Um Olhar sobre a Cultura Japonesa” Onde: Museu Histórico de Santa Catarina – No Palácio Cruz e Sousa Praça XV de Novembro – Centro – Florianópolis – Visitação: até 02/03/2024. De terça a sexta-feira, das 10h às 18h; sábados e feriados, das 10h às 14h. Fechado aos domingos e segundas-feiras. Entrada gratuita

Facebook

Intervalo Cultural

Parceiros