SC vence desafio nacional de inovação

SC vence desafio nacional de inovação com areia higiênica obtida do bagaço de malte

Projeto criado por estudantes e docentes de Chapecó foi campeão da Mostra Inova SENAI que oportuniza às indústrias a identificação de talentos e soluções para os seus entraves

A areia higiênica para gato, obtida com o bagaço de malte, subproduto gerado na indústria cervejeira, foi a campeã da etapa nacional da Mostra Inova, que estimula a inovação na indústria. O resultado foi anunciado na sexta-feira (27), em evento online, com a participação de empresários de todo o País que avaliaram e escolheram os melhores projetos. O projeto é de estudantes de Chapecó. A bala natural a base de ora-pro-nobis, também criada em Chapecó, ficou entre as oito melhores soluções da Mostra.

O bagaço apresenta granulometria compatível com areia higiênica, alta absorção, é livre de contaminações bacterianas e fúngicas (pois passa por tratamento térmico no processamento da cerveja), é livre de sais e não oferece riscos à saúde dos felinos. “Vencer o desafio foi importante, nos deixou felizes e cheias de expectativas por parcerias que possam tornar a ideia um negócio que venha para suprir uma demanda do mercado. É empolgante ter o trabalho reconhecido e vencer um evento importante como é o Inova Nacional”, comenta a professora Fabiane Werlang, que orientou o trabalho das acadêmicas do curso de graduação em tecnologia de alimentos Lígia Chitolina, Indianara Diaz e Lúcia Nunes.

O diretor de educação e tecnologia da FIESC, Fabrizio Machado Pereira, destaca que a proposta de ensino do SENAI carrega em sua essência a preocupação com uma indústria mais sustentável e melhor para toda a comunidade. “Eventos como este são oportunidades para que projetos catarinenses, muitas vezes nascidos da conexão entre academia e indústria, possam vingar e transformar o setor. Por isso o estímulo é constante e o estudante tem à disposição docentes especializados e tecnologia de ponta para tirar do papel soluções que insiram a indústria num ambiente cada vez mais moderno e sustentável”, frisa.

A primeira etapa da mostra, realizada nos estados, teve 263 projetos submetidos para avaliação. Santa Catarina classificou cinco para a fase nacional e, além da areia higiênica, a bala natural a base de ora-pro-nobis também foi selecionada como a melhor solução do País na categoria alimentos e bebidas. Ela é formulada com açúcar mascavo, que contém alto teor de ferro, cálcio, vitaminas, manganês e fósforo, além da planta ora-pro-nobis, que é rica em proteínas, fibras, ácido fólico e tem poder anti-inflamatório. Tem ainda adição de casca de laranja como fonte de vitamina C.

Fonte: Assessoria de Imprensa da FIESC

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Colunistas

Informativo Cultural

Agenda

Devido a Lei de Quarentena da COVID-19, estaremos postando a agenda cultural de SC de 2020 após restabelecimento do controle da doença.

Facebook

Intervalo Cultural

Parceiros