Prefeitura de Xanxerê recebe orientações da Defesa Civil para elaboração do Plano de Contingência

A Coordenadoria Regional da Defesa Civil reuniu, na manhã desta quarta-feira (27), o prefeito Avelino Menegolla juntamente com os secretários e diretores municipais para uma reunião que tratou sobre o Plano de Contingência. Xanxerê precisa criar o documento, a fim de completar as informações referentes aos riscos de desastres. O Mapeamento de Risco já está finalizado e identificou os principais riscos no município, como sendo as enxurradas, alagamentos e estiagem.

O Plano de Contingência é um instrumento de Proteção e Defesa Civil, que integra a etapa de preparação do ciclo de Gestão do Risco de Desastres e visa organizar, antecipadamente: a resposta do município face à emergência de uma situação de desastre, no contexto de um certo cenário de risco.

O coordenador regional da Defesa Civil, Luciano Peri, explicou que a criação do Plano de Contingência é uma competência legal do município, e conta com auxilio e apoio do governo do Estado.

– Temos o prazo até o mês de novembro para realizar o Plano de Contingência, não somente em Xanxerê, mas em outros 20 municípios da região. É importante que o município tenha visão da gestão antecipada ou do risco, que é planejar sobre o que fazer quando o problema acontecer – comenta.

Todo o trabalho é necessário para que os municípios estejam preparados para casos de desastres naturais. De acordo com informações da Defesa Civil de Santa Catarina, o Estado é o que mais sofre com desastres nos últimos 30 anos. Além disso, 64% dos eventos são hidrológicos, sendo 30% relacionados a estiagem e, 34% aos alagamentos, enxurradas e enchentes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Colunistas

Informativo Cultural

Agenda

GDO Produções Apresenta: Carpe Vita Halloween em Chapecó :: 27 de outubro no 14Bis, Tradicional nos Estados Unidos, o Halloween ou Dia das Bruxas, inspira a primeira festa de Halloween do grupo Carpe Vita em Chapecó. Será uma combinação de Sunset com Night Party que irá retratar o tradicional evento americano com a presença confirmada de zumbis, vampiros, monstros e bruxas que farão parte da decoração e cenografia. E para abrilhantar ainda mais essa edição da Carpe Vita a festa será regida pelos residentes da Carpe Vita e nacionalmente conhecido, DUBDOGZ – um das maiores sensações da música eletrônica atual e que prometem uma apresentação histórica em Chapecó/SC. Sempre tivemos e temos bons amigos no oeste de Santa Catarina e especificamente em Chapecó e há 2 anos estávamos planejando esse evento para convidar nossos amigos de todo o Brasil para prestigiar a região. Traje normal. Não será festa a fantasia apenas a decoração será temática. O evento irá ocorrer a partir das 17h, no 14Bis. Promoção Exclusiva Atlantida.
>>GDO PRODUÇÕES – 30 NOV Chapecó recebe grandes shows. A Festa! Um evento diferenciado pra você. Zé Neto e Cristiano, Diego e Victor Hugo, Diego Strada e convidados. Anna Constante, Régis Palma, Abimael, Grupo Doce Vício e Pagode Social. Os ingresso já estão a venda acesse gdo.com.br

Facebook

Intervalo Cultural

Parceiros