Prefeitura de Xanxerê recebe orientações da Defesa Civil para elaboração do Plano de Contingência

A Coordenadoria Regional da Defesa Civil reuniu, na manhã desta quarta-feira (27), o prefeito Avelino Menegolla juntamente com os secretários e diretores municipais para uma reunião que tratou sobre o Plano de Contingência. Xanxerê precisa criar o documento, a fim de completar as informações referentes aos riscos de desastres. O Mapeamento de Risco já está finalizado e identificou os principais riscos no município, como sendo as enxurradas, alagamentos e estiagem.

O Plano de Contingência é um instrumento de Proteção e Defesa Civil, que integra a etapa de preparação do ciclo de Gestão do Risco de Desastres e visa organizar, antecipadamente: a resposta do município face à emergência de uma situação de desastre, no contexto de um certo cenário de risco.

O coordenador regional da Defesa Civil, Luciano Peri, explicou que a criação do Plano de Contingência é uma competência legal do município, e conta com auxilio e apoio do governo do Estado.

– Temos o prazo até o mês de novembro para realizar o Plano de Contingência, não somente em Xanxerê, mas em outros 20 municípios da região. É importante que o município tenha visão da gestão antecipada ou do risco, que é planejar sobre o que fazer quando o problema acontecer – comenta.

Todo o trabalho é necessário para que os municípios estejam preparados para casos de desastres naturais. De acordo com informações da Defesa Civil de Santa Catarina, o Estado é o que mais sofre com desastres nos últimos 30 anos. Além disso, 64% dos eventos são hidrológicos, sendo 30% relacionados a estiagem e, 34% aos alagamentos, enxurradas e enchentes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Colunistas

Informativo Cultural

Agenda

QUINTA-FUNK 14 BIS | 24 JANEIRO | 23h + músicas + conforto + possibilidades Em 2019 a nossa queridinha ficou ainda melhor! + conforto + música + diversão! Ela mudou, ganhando lounges e + conforto para aproveitar a festa e curtir seu narguilé numa boa! Além que adicionarmos a nossa playlista o hip-hop, sertanejo e muita musica eletrônica! Abertura 23h Promoções: – A cada 4 mulheres pagantes juntas, ganham um combo (Vodka Smirnoff + Suco ou Energético) até ás 00h – Garrafas de Smirnoff e Absolut com 50% de desconto e combos de 10 Budweiser com preço especial até ás 01h CAMAROTES E MESAS: (49) 99202-0014 (whatsapp)

Facebook

Intervalo Cultural

Parceiros