Potenciais naturais e resgates históricos marcam atrativos turísticos da região oeste

Reconhecido pela força do agronegócio, pelo potencial das agroindústrias e o constante crescimento do empreendedorismo em vários segmentos, o oeste catarinense vem conquistando espaço na área do turismo com iniciativas que possibilitam aproveitar os potenciais locais. As paisagens formadas por belezas naturais que contemplam cascatas e cachoeiras, pontos históricos, águas termais, turismo rural, gastronomia e festas típicas, museus e atrações ligadas ao ecoturismo estão entre os aspectos que predominam na região.

Para fortalecer o segmento, o Sebrae/SC desenvolve, juntamente com as Prefeituras da região e com o apoio dos Conselhos Regionais de Turismo, um intenso trabalho que apresenta resultados expressivos. A iniciativa tem por objetivo aumentar a representatividade da região no contexto turístico catarinense, fortalecendo a geração de emprego, renda e, consequentemente, o desenvolvimento da economia.

Com isso, novas rotas turísticas rurais, pousadas, empreendimentos da área de gastronomia, entre outros atrativos, ganham forma, o que vem atraindo maior número de visitantes. Passos Maia iniciou o trabalho para fomentar o setor em parceria com o Sebrae/SC, em 2016, e hoje colhe expressivos resultados. Dona Cleusa Gabiatti decidiu empreender e apostou em uma cantina para receber a população local e turistas. Com arquitetura que remete ao passado, o espaço foi construído com materiais da própria propriedade. “A madeira utilizada na estrutura física foi reaproveitada de um paiol desfeito. Temos uma mesa com mais de 70 anos, bancos antigos, entre outros itens que estavam guardados”, conta a empreendedora.

Além disso, no quintal da cantina está o Rio Chapecó – área repleta por belezas naturais e ideal para a prática de esportes náuticos. “A intenção é construir dois chalés para que os hóspedes possam pernoitar, oportunizando a eles conhecer outros pontos turísticos que o município tem. Entre eles, está o Parque Nacional das Araucárias que fica há 4 km daqui, a ponte baixa, a gruta Nossa Senhora de Lurdes, além de toda a agricultura familiar que serve de base para a agroindústria. É uma valorização conjunta de vários pontos importantes de Passos Maia”, enfatiza dona Cleusa.

Dona Cleusa realça que as missões técnicas do Sebrae contribuíram e foram decisivas para investir no negócio. Segundo ela, cada vez que visitava um empreendimento em outra região, pensava no material que possuía em sua propriedade e imaginava de que forma poderia aproveitar.

A consultora credenciada ao Sebrae/SC, Silvia Nowalski, destaca que o trabalho da entidade é identificar o que as pessoas e os lugares têm de melhor e ajudar a transformar sonhos em realidade. “É maravilhoso saber que podemos contribuir de alguma forma para melhorar a vida de outras pessoas, que trabalhamos com geração de oportunidades e que podemos fazer a diferença para alguém. Desde que iniciamos o trabalho em Passos Maia e, com a participação do projeto nas feiras, a visitação ao parque aumentou bastante”.

O coordenador regional oeste do Sebrae/SC, Enio Albérto Parmeggiani, explica que, além de Passos Maia, as ações na área de turismo são desenvolvidas em Arvoredo, Irani e Quilombo com a parceria das prefeituras e auxílio dos conselhos regionais de turismo.  Ele realça que o fortalecimento do setor no território oportuniza conhecimento, cultura, lazer e diversão aos turistas da região e do Estado.

 “Temos grandes potenciais que estão sendo aproveitados e vêm transformando o oeste catarinense sem a necessidade de investimentos expressivos, o que fomenta a geração de renda e promove incremento na economia local e regional”, conclui, observando que um pouco do que vem sendo feito no setor foi demonstrado recentemente na Festa Estadual do Milho, quando os municípios apresentaram seus projetos no espaço do Sebrae/SC”.

Organizado pelo Sebrae/SC em parceria com a Prefeitura de Xanxerê, o estande da FEMI teve a participação de 8 municípios: Quilombo, São Lourenço, Xanxerê , Chapecó , Passos Maia, São Carlos e Faxinal dos Guedes.

*Com informações de Silvia Nowalski

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Colunistas

Informativo Cultural

Agenda

Giga Golden Bar // – 22 jun Arraiá Universitário! // – 23 jun BlackOut Party!
14Bis // – 21 jun Quinta-Funk // – 22 jun – I Love Brazil | Ivo Batistello + LBOY & MK // – 23 jun Open Bar Universitário
Route 282 Chapeco / Na Arena Route a estratégia é copo cheio e seleção no ataque. Venha assistir os jogos da nossa seleção aqui!!!

Facebook

Intervalo Cultural