PMAQ de Chapecó é destaque estadual

Os Municípios Brasileiros passaram por avaliação do PMAQ-AB – Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica, realizada pelo Ministério da Saúde. Em análise estava a qualidade das ações e atendimentos oferecidos na Atenção Básica (Centros de Saúde da Família). Em Chapecó, após aplicação de questionários e entrevistas com profissionais de saúde, gestão e usuários e avaliação dos padrões de qualidade, o município ficou bem  certificado e atingiu o 1º lugar em Santa Catarina, comparando-se com municípios de mesmo porte populacional.

 

O PMAQ é um programa de incentivo do Ministério da Saúde que tem por objetivo estimular os gestores e as equipes a melhorar a qualidade dos serviços oferecidos ao cidadão. Fazem parte das Equipes de Saúde da Família os profissionais Médicos, Enfermeiros, Cirurgiões-dentistas, Auxiliares de Consultórios Dentários, Auxiliares e Técnicos de Enfermagem e Agentes Comunitários de Saúde. De forma ampliada, as equipes de atenção básica contam com Núcleos Ampliados de Saúde da Família – NASF, compostos por Fisioterapeutas, Farmacêuticos, Assistentes Sociais, Educadores Físicos, Nutricionistas e Psicólogos, que realizam diversas ações em grupos que complementam o atendimento diário dos serviços de saúde.

 

Os recursos aumentam à medida que as equipes apresentam melhor desempenho. De 2011 até 2018, foram realizadas três avaliações em Chapecó, sendo a última no final de 2017, cujo resultado foi publicado neste mês de setembro de 2018. Nesse período, foram expandidos o número de Equipes de Saúde da Família, hoje são 53 equipes. Um conjunto de indicadores fez parte do processo de avaliação externa, entre eles: estrutura física e pessoal, características de ambiência, equipamentos, materiais, insumos, qualificação e desenvolvimento dos profissionais, planejamento e organização do trabalho das equipes, agenda e oferta de serviços, relação da Atenção Básica com os outros pontos de atenção da rede (especializada e hospitalar), atendimento em grupos, ações e programas de promoção à saúde, entre outros.

 

Outro fator importante para a certificação foi o envolvimento das equipes de saúde e de gestão, que contribuiu significativamente para que Chapecó apresentasse esse bom desempenho, com consequente aumento dos recursos financeiros. O PMAQ em Chapecó terá um incremento de 63,32%, recursos que são repassados ao Município pelo Ministério da Saúde e começam a ser creditados com aumento nos próximos meses. A aplicação desses valores pelo município, ocorre da seguinta forma: 50% são investidos na melhoria da estruturação da Atenção Básica e 50% como incentivo aos servidores municipais lotados nos Centros de Saúde da Família e vinculados a Atenção Básica.

 

De acordo com o Secretário de Saúde, Nédio Luiz Conci, esse resultado positivo na avaliação das equipes é reflexo também dos investimentos financeiros que o Município realiza na área de saúde, chegando a cerca de 30% do orçamento municipal. Esse investimento impacta no aumento do número dos serviços oferecidos, na qualidade do atendimento, na melhoria das estruturas e capacitação dos profissionais.

 

O Município tem uma ampla Rede de Atenção à Saúde que busca garantir a integralidade do cuidado. Além dos 26 Centros de Saúde da Família nos bairros, existe a Rede de Saúde Mental, composta por CAPSi, CAPS2, CAPS AD e Unidade de Acolhimento; Vigilância em Saúde – composta pelo CEREST – Centro de Referência em Saúde do Trabalhador, a Vigilância Sanitária, a Vigilância Ambiental e a Vigilância Epidemiológica; CRESM – Centro de Referência Especializado em Saúde Municipal; Ambulatório de Hepatites; Ambulatório de Lesões de Pele; Farmácias; UPA – Unidade de Pronto Atendimento; PA – Pronto Atendimento da Efapi; Clínica da Mulher; CEO – Centro de Especialidades Odontológicas; SAST – Serviço de Atenção à Saúde do Trabalhador; Laboratório Municipal.

 

 

Secretaria de Comunicação Social – SECOM – Prefeitura de Chapecó 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Colunistas

Informativo Cultural

Agenda

GDO Produções Apresenta: Carpe Vita Halloween em Chapecó :: 27 de outubro no 14Bis, Tradicional nos Estados Unidos, o Halloween ou Dia das Bruxas, inspira a primeira festa de Halloween do grupo Carpe Vita em Chapecó. Será uma combinação de Sunset com Night Party que irá retratar o tradicional evento americano com a presença confirmada de zumbis, vampiros, monstros e bruxas que farão parte da decoração e cenografia. E para abrilhantar ainda mais essa edição da Carpe Vita a festa será regida pelos residentes da Carpe Vita e nacionalmente conhecido, DUBDOGZ – um das maiores sensações da música eletrônica atual e que prometem uma apresentação histórica em Chapecó/SC. Sempre tivemos e temos bons amigos no oeste de Santa Catarina e especificamente em Chapecó e há 2 anos estávamos planejando esse evento para convidar nossos amigos de todo o Brasil para prestigiar a região. Traje normal. Não será festa a fantasia apenas a decoração será temática. O evento irá ocorrer a partir das 17h, no 14Bis. Promoção Exclusiva Atlantida.
>>GDO PRODUÇÕES – 30 NOV Chapecó recebe grandes shows. A Festa! Um evento diferenciado pra você. Zé Neto e Cristiano, Diego e Victor Hugo, Diego Strada e convidados. Anna Constante, Régis Palma, Abimael, Grupo Doce Vício e Pagode Social. Os ingresso já estão a venda acesse gdo.com.br

Facebook

Intervalo Cultural

Parceiros