Ouvindo Nosso Bairro Digital tem 79% dos pedidos atendidos

O Programa da Prefeitura de Chapecó que aproxima as pessoas do Governo e contribui para uma cidade cada vez melhor está mais moderno e inovador. Há três meses no ar, a edição 2018 do Ouvindo Nosso Bairro (ONB) está na palma da mão das pessoas e já apresenta excelentes resultados. O ONB agora é Digital, virou APP e está disponível para smartphones nas duas principais lojas virtuais de aplicativos com a denominação ONB DIGITAL – CHAPECÓ: Play Store (Android) e Itunes Store (IOS/Apple). Na web, pode ser acessado no endereço: http://onbdigital.chapeco.sc.gov.br, com as mesmas funcionalidades.

Desde o lançamento em 03 de setembro de 2018, o ONB Digital já recebeu 2.469 solicitações de obras e serviços. Dessas, 1.957 foram atendidas, o que representa um percentual de resolutividade de 79,26%. O restante, 512 pedidos (20,74%), está em andamento. A principal demanda solicitada é iluminação pública, seguida de coleta de galhos e concerto de buracos nas vias (conforme tabela abaixo). Os moradores que mais participam representam os seguintes bairros: Passo dos Fortes, Centro e Efapi (veja quadro a seguir).

 

PRINCIPAIS CATEGORIAS

Iluminação Pública 1360 55,08%
Coleta de Galhos 424 17,17%
Buracos nas Vias 219 8,86%

 

PRINCIPAIS BAIRROS

Passo dos Fortes 194 7,85%
Centro 174 7,04%
Efapi 127 5,14%

 

Como participar

 

Para inscrever-se, basta um endereço de e-mail e uma senha de escolha pessoal. Em quatro ou cinco telas autoexplicativas, o cidadão chapecoense pode pedir um serviço, fazer uma solicitação, encaminhar uma sugestão. Os menus permitem navegar por assuntos pré-estabelecidos com demanda comuns: troca de lâmpada, asfalto, recolhimento de lixo – todas endereçadas diretamente às Decretarias ou Departamentos da Administração Municipal. Na Prefeitura, o secretário ou servidor designado, recebe a demanda e dá o encaminhamento necessário, informando ao cidadão o estágio do atendimento.

 

Na web:

http://onbdigital.chapeco.sc.gov.br

Itunes

https://itunes.apple.com/us/app/onb-digital-chapec…

Android

https://play.google.com/store/apps/details?id=br.g…

 

Histórico do Programa “Ouvindo Nosso Bairro”

 

Entre 2016 e 2017 o Programa Ouvindo Nosso Bairro foi presencial. O Prefeito, acompanhado pela equipe de Governo, percorreu todas as regiões da cidade e interior. Foram 82 reuniões, 6.800 participações e 1.492 demandas recebidas. O Prefeito Luciano Buligon destacou a importância da consulta direta e gestão democrática com o incentivo à participação popular. Recordou os encontros dos últimos dois anos, acentuando a finalidade principal do ONB que é oportunizar e incentivar a comunidade a indicar as necessidades e prioridades que vão formar o Orçamento Público Municipal. “Ninguém melhor do que os próprios moradores para apontar o que é prioridade na região onde moram”, completou Buligon.

O Prefeito esclareceu ainda que a primeira diretriz do ONB em 2016 foi a elaboração da Lei Orçamentária do Centenário de Chapecó e a 2ª edição, em 2017, focou na construção do PPA – Plano Plurianual Municipal (2018-2021). “O Ouvindo Nosso Bairro é um projeto absolutamente inovador, já incorporado na agenda da Administração. É uma ferramenta de descentralização do Governo que proporciona momentos de aproximação da equipe de gestão com as pessoas, para ouvir suas prioridades”, explicou.

Programa merecedor de Prêmio

Com a idealização do Programa Ouvindo Nosso Bairro, a Prefeitura de Chapecó foi uma das cinco grandes finalistas do Prêmio de Boas Práticas em Gestão Pública, da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), por meio do Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag). Com abrangência estadual, o Prêmio tem como finalidade identificar, reconhecer, estimular e premiar práticas inovadoras de gestão pública, que consolidem avanços na realização do interesse público, realizados em Santa Catarina.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Colunistas

Informativo Cultural

Agenda

ABBA The History – Chapecó/SC 22/12 – Os fãs do maior quarteto musical de todos os tempos já podem comemorar. No dia 22 de Dezembro, eles estarão em Chapecó/SC para apresentar o maior tributo ABBA da América Latina, às 21h00. Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo de Nes. Apoio: Disk Ingressos Chapecó / Ponto de Vendas: Chapecó Store no Paseo Avenida, Sala 06 (Av. Getúlio Vargas). Loja Multisom – Shopping Pátio Chapecó. Loja Multisom – Centro // Maiores informações: 49 9 8802 4801 (WhatsApp) – 49 9 9815 6697.
BSHOW PRODUÇÕES >> 08/02 tem Gusttavo Lima em Chapecó. Domingo(09/12) é dia de emplaque para o melhor é maior show que Chapecó já viu. Serão mais de 3 horas de show. Colando um adesivo no carro, você ganha um ingresso pista.

Facebook

Intervalo Cultural

Parceiros