Novembro Azul: mês voltado à saúde do homem

Sabe-se que os homens, culturalmente, buscam menos os serviços de saúde do que as mulheres, e isso se reflete nos números. Elas vivem mais do que eles em quase todas as partes do mundo – e tem sido assim nos últimos 100 anos. No Brasil, a expectativa de vida dos homens era de 72,5 anos em 2017, enquanto a das mulheres era de 79,6 anos, conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

 

Diante desse contexto, o Novembro Azul é um movimento mundial que acontece durante o mês de novembro para reforçar a importância de um olhar diferenciado à saúde do homem, especialmente no que diz respeito à prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata. Esse é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens brasileiros, com incidência menor apenas que o câncer de pele não-melanoma.

 

Em Chapecó, dados parciais do ano de 2019 apontam que 99 homens foram diagnosticadas com câncer de próstata e 10 foram a óbito pela mesma doença. Neste ano, as neoplasias figuram como primeira causa de mortalidade entre homens chapecoenses, sendo que o câncer de próstata ocupa a 4ª posição entre as neoplasias. No Brasil, um homem morre a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata, segundo os dados mais recentes do Instituto Nacional do Câncer (INCA). A única forma de garantir a cura do câncer de próstata é o diagnóstico precoce. Mesmo na ausência de sintomas, os homens devem procurar os serviços de saúde para informações, acompanhamento e orientações.

 

Mas, além de estratégias para enfrentamento ao câncer de próstata, a ideia do Novembro Azul em Chapecó, seguindo proposta da Coordenação de Saúde do Homem do Ministério da Saúde, é o enfoque integral para a saúde do homem por meio de estratégias que reforcem a importância do autocuidado cotidiano e abordem questões sobre planejamento familiar, saúde sexual e reprodutiva, paternidade ativa, hábitos de vida saudáveis e cuidado de doenças como diabetes e hipertensão. Por isso, a Secretaria de Saúde de Chapecó organizou atividades para o mês de novembro em diferentes datas e espaços.

 

Programação

 

No dia 09 de novembro, sábado, serão realizados atendimentos no CRESM – Centro de Referência em Especialidades de Saúde Municipal por médicos especialistas, com atividades em sala de espera. A oferta será somente para consultas agendadas previamente conforme regulação.

 

No dia 23 de novembro, sábado, em parceria com a Associação dos Diabéticos e Hipertensos de Chapecó, haverá atividades no Terminal Urbano. Serão ofertadas orientações gerais de saúde, abordando temáticas como: câncer de próstata, diabetes, hipertensão arterial, cuidados odontológicos, lesões de pele, além de oferta de testes rápidos por profissionais do Serviço Especializado em HIV/AIDS e verificação de glicemia e pressão arterial por profissionais de enfermagem.

 

No dia 30 de novembro, sábado, as 26 unidades de saúde estarão abertas das 07h30 às 11h30 e das 13h às 17h para campanha de vacinação contra sarampo. Nesse dia, os profissionais também estarão realizando atualização cadastral de todas as pessoas que procurarem as unidades. Para tanto, é fundamental que os usuários compareçam ao serviço portando documentos pessoais, cartão nacional do SUS, comprovante de residência e carteira de vacinação.

 

Além disso, buscando atingir um maior número de homens que trabalham durante o dia, as equipes dos Centros de Saúde da Família irão realizar atividade educativa em empresas do seu território ao longo do mês, assim como atividades de sala de espera nas unidades. O objetivo de descentralizar as atividades é atingir um número maior de homens, muitos em idade jovem, que dificilmente procuram os serviços de saúde. As atividades nas empresas serão acordadas previamente com o responsável e incluirão orientações sobre vários temas de saúde, aplicação de testes rápidos, verificação de glicemia e pressão arterial, bem como orientações sobre fluxos dos serviços de saúde, vacinação, pré-natal do parceiro e direitos dos trabalhadores, a partir de material produzido pelo Centro de Referência em Saúde do Trabalhador de Chapecó. – CEREST.

 

Ainda, os homens podem procurar as equipes dos Centros de Saúde da Família para conversar e esclarecer suas dúvidas sempre que necessário e em todos os meses do ano. No mês de novembro de 2018, 31.765 homens de diferentes faixas etárias foram atendidos nos serviços da rede municipal de Chapecó. Além disso, foram solicitados 2.600 exames de sangue para investigação de alterações na próstata.

 

No entanto, ainda chama atenção a pouca adesão dos homens ao pré-natal do parceiro. Todos os parceiros de mulheres gestantes devem realizar atendimento individual e exames preventivos de rotina, bem como testagem para sífilis, HIV e hepatites no início do pré-natal. Além disso, a ideia é que homens participem ativamente das consultas de pré-natal, de grupos de orientação, de visitas à maternidade e sejam estimulados e capacitados sobre os cuidados à criança. As consultas de pré-natal do parceiro estão disponíveis durante todo o ano em todos os Centros de Saúde da Família e não necessitam de agendamento prévio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Colunistas

Informativo Cultural

Agenda

07 dezembro 2019 / Um grande show em Chapecó. CHRYSTIAN E RALF CHAPECÓ· Um das duplas sertanejas ícones do Brasil estará em Chapecó em 2019, em um mega show que ficara marcado na lembrança de muitos! Aguarde, novidades em breve.

Facebook

Intervalo Cultural