Novas Exposições com entrada gratuita.

Abriu na última segunda-feira (17) na Galeria Municipal de Arte do Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo De Nes a Exposição “Seres imaginários de Apartamento”, do artista Audrian Cassanelli.

O trabalho tem como principal tema a simbiose entre animal e vegetal, retratada nas fotografias de seres híbridos (cruzamento genético entre duas espécies distintas), que se mostram “ora frágeis como plantas a brotar, ora imponentes deuses”.

 

De acordo com Audrian a Mostra parte de sua pesquisa com autorretrato e fotografia. “A minha pesquisa começou em 2011, desde então eu venho me debruçando sobre questões como corpo, identidade e mitologia. Seres imaginários de apartamento é a produção mais recente nessa pesquisa e fala sobre o hibridismos natureza/homem e fotografia/ambiente. Os trabalhos foram desenvolvidos ao longo de aproximadamente 2 anos e misturam fotografia, instalação, performance. A ideia é mostrar o corpo como suporte para criação artista”, explica.

 

Usando seu corpo como suporte, o artista mostra as infinitas configurações que o corpo pode assumir. ‘Seres imaginários de apartamento’ entrelaça diversos processos de pré e pós produção, que vai desde a coleta das plantas, que por vezes são digitalizadas e ora viram matéria prima para a caracterização do corpo do artista, criando uma armadura vegetal. Passando pelo registro em fotografia, até a manipulação digital das imagens capturadas, seja por espelhamentos ou por adição de camadas de imagens.

 

A mostra permanece para apreciação até 1º de novembro e o horário de visitação é de terça a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 16h. A Exposição foi contemplada pelo Edital de Seleção das Galerias Municipais de Arte 2018 e prevê ainda mais três exposições nos espaços.

 

 

Museu de História e Arte

 

No dia 22 de setembro, data em que inicia a primavera, começa no Museu de História e Arte de Chapecó (MHAC) a Exposição “A Florada”, da artista visual Aline Carnelós Stochi. As obras trazem pinturas que fazem referência às memórias da infância da artista. Diversas pinturas de Ipês em grande escala compõe o trabalho, que representa espécies distintas da árvore que marcou a vida da artista na terra natal – Mato Grosso do Sul. Utilizando como referências visuais os Ipês de Chapecó, onde mora atualmente, Aline relembra a árvore que marcou a sua infância. “A Florada” narra os movimentos da árvore que, ao contrário de todas as outras, floresce no inverno, e inaugura a primavera já colorida. A abertura está marcada para às 14h, mas o trabalho permanece para apreciação até 14 de outubro.

 

Ainda no MHAC A Exposição Fé e Religiosidades permanece para apreciação até maio de 2019. A mostra é composta por itens recebidos pelo Prefeito Luciano Buligon, em sua visita ao Vaticano, em 2017 e agora doados para o acervo do Museu.

 

Além desses itens, fotografias da data de entrega dos objetos na Itália, e fotos do acervo do MHAC também estão expostas. A Mostra foi organizada pela equipe do Museu, composta por artistas, historiadores, técnicos e pesquisadores, com a curadoria de Ricardo Garlet. Para chegar ao resultado final em exposição passou por uma extensa pesquisa que mostra os traços culturais religiosos distintos de diferentes grupos sociais, como indígenas, caboclos e colonizadores e enfatiza a presença do cristianismo nos diferentes grupos religiosos que aqui se instalaram criando uma identidade religiosa local.

 

Para o Secretário de Cultura Nemésio Carlos da Silva, as exposições são uma programação cultural para toda a família. “As exposições ficam em horários estendidos para melhor atender a comunidade, podendo ainda fazer agendamento para visitação monitorada. Podemos conferir trabalhos autorais de artistas aqui de Chapecó, assim como a curadoria em outras exposições carregadas de história e de memória para os Chapecoenses. Essa ação é gratuita e tem como intuito aproximar a arte do cotidiano das pessoas”, enfatiza.

 

No Museu as exposições podem ser visitadas de terça a sexta-feira, das 9h às 17h, sem fechar ao meio dia. Aos sábados, domingos e feriados, das 14h às 17h. Agendamentos pelo e-mail museutecnico@chapeco.sc.gov.br  e outras informações pelo telefone 3321-8509.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Colunistas

Informativo Cultural

Agenda

O quê: Exposição “Um Olhar sobre a Cultura Japonesa” Onde: Museu Histórico de Santa Catarina – No Palácio Cruz e Sousa Praça XV de Novembro – Centro – Florianópolis – Visitação: até 02/03/2024. De terça a sexta-feira, das 10h às 18h; sábados e feriados, das 10h às 14h. Fechado aos domingos e segundas-feiras. Entrada gratuita

Facebook

Intervalo Cultural

Parceiros