Musculação é essencial para retardar o envelhecimento

Envelhecer de forma saudável, sem limitações se com disposição para as mais variadas atividades do dia a dia. Pode-se afirmar que este é um dos “sonhos de consumo” das pessoas atualmente, tanto que com a disseminação de informações e a conscientização sobre saúde, a preocupação com a prática de atividades físicas, os cuidados com a pele e alimentação saudável são aspectos cada vez mais valorizados pelas pessoas.

Mesmo assim ainda é preciso ir além quando o assunto é conscientização, pois muitos até cuidam da alimentação, mas não deixam de lado a rotina sedentária. Uma das consequências do envelhecimento é a perda de massa muscular natural que costuma provocar dificuldades aos idosos. Com isso, há redução de força, o que dificulta a realização de tarefas simples do dia a dia como levantar objetos, por exemplo.

A boa notícia, segundo o médico ortopedista e traumatologista Joaquim Reichmann, é que atividades musculares e alimentação adequada auxiliam na manutenção da força e do equilíbrio durante a terceira idade, retardando o processo de envelhecimento. Portanto, a recomendação é a ingestão de proteínas em quantidades suficientes e a prática de exercícios físicos. “Quanto antes adotar essas medidas, melhor. Afinal, são essenciais não somente para manter ou elevar a massa muscular, mas também para a saúde como um todo”, esclarece Reichmann.

O médico explica, ainda, que a diminuição da musculatura na terceira idade também pode estar vinculada à desnutrição, deficiências hormonais, diabetes, hipertensão, entre outras. “Aliado às atividades físicas e alimentação saudável, é fundamental manter uma rotina regular ao médico visando um check-up para saber quais os exercícios adequados, bem como para obter outras medidas de prevenção, além de diagnosticar precocemente possíveis problemas de saúde”, orienta Reichmann.

A recomendação do médico é iniciar a prática de musculação antes de chegar na terceira idade, mas para quem está nesta fase e é sedentário, ainda há tempo para mudar de ideia. “Quem já sente os efeitos da perda muscular deve começar devagar e seguir as orientações de um profissional de saúde durante os treinos. O acompanhamento é importante para que os exercícios sejam feitos conforme a capacidade da pessoa. Manter-se motivado nos treinos e não quebrar a rotina estão entre os pontos importantes para obter os melhores resultados. Outra medida fundamental é continuar a prática de exercícios após obter a massa muscular desejada”, destaca Reichmann, lembrando para quem não pratica atividade física, na terceira idade, é comum a perda muscular de 0,5% a 2% no período de um ano.

Para concluir, Reichmann reforça que além de ser a única atividade capaz de aumentar a massa muscular, a musculação é essencial para melhorar o bem-estar, a qualidade de vida e a saúde como um todo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Colunistas

Informativo Cultural

Agenda

>> 14Bis – 16ago Quinta-Kunk // 17ago Lucas Lucco
>> Chitãozinho e Xororo Show Evidências. Dia 24 de agosto, sexta-feira véspera de feriado, 101 anos de Chapecó, EFAPI. Adquira sua mesa e ingressos antecipados pelo 49 99941-3500.
ASSUNTO: Um Resgate Histórico – 101 anos de Chapecó. // DATA: 20/08/2018 e 24/08/2018 HORÁRIO: 13h30.// LOCAL: Instituição Chapecó Criança Cidadania em Ação, Rua Regente Diogo Feijó, 1045D. // Telefone: 2049 9462 // Resumo: Você sabe como surgiu Chapecó? Para responder esse e outras perguntas a Instituição Chapecó Criança – Cidadania em ação, está desenvolvendo durante o mês de agosto diversas atividades alusivas ao dia do Município, entre elas o baú de memórias, apresentação tetral e o Museu dos Colonizadores. A ideia é ensinar de forma lúdica sobre o processo de colonização e transformação para que todos compreendam a importância dos direitos e deveres enquanto cidadãos e sujeitos ativos da história de Chapecó. As próximas ações acontecem nos dias 20 e 24 de agosto.
ASSUNTO: Projeto Arte e Água: Essenciais para a Vida. DATA: 15/08/2018 – quarta-feira . HORÁRIO: 14h. LOCAL: Escola Básica Municipal Olímpio Correa Figueiró Rua João Francisco Schneider, 234 d – Bairro Belvedere – Chapecó – SC Telefone: 3324 2462. Resumo: Estudantes de 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental estão sensibilizados quanto ao uso sustentável da água, já são capazes de emitir opiniões e interferir no meio em que vivem e desta forma, contribuem para a preservação da natureza. Neste dia 15 de agosto, eles estarão demonstrando à comunidade escolar, por meio da Arte, o que pode ser feito de maneira sustentável. A programação envolve inúmeras atividades voltadas à consciência ambiental, com o objetivo que as informações cheguem também à sua família e amigos.

Facebook

Intervalo Cultural

Parceiros