Meninos de ouro

No último fim-de-semana, a cidade de Balneário Camboriú sediou mais uma edição do Torneio Brasileiro de Taekwondo Songahm, válida pela a segunda etapa do circuito nacional. Apesar dos dias nublados e a chuva fraca que apareceu constante, os dois meninos de Chapecó fizeram o brilho dourado das medalhas ficar no oeste catarinense.
Frederico Rios, 10 anos, disputou quatro categorias distintas entre os meninos de 9 e 10 anos. Faturou prata na competição de armas orientais e o ouro na disputa de “poomae-se”, movimentos individuais de precisão e força que simulam um combate. “É fascinante para quem pode acompanhar o dia-a-dia destes alunos, o quanto eles focam e o quanto eles se dedicam para ter condições de fazerem boas apresentações nos eventos”, explica o professor Arnaldo Recchia.
Aos 8 anos de idade, Vicenzo Radavelli, conquistou o título absoluta de sua categoria, apesar de ser um dos menores do grupo. Das quatro modalidades possíveis de participar, o jovem atleta conquistou quatro medalhas de ouro. Um feito incomum, mas já há perseguido por Vicenzo há anos. “Desde 2017 ele participa do torneio em Balneário (Camboriú), e sempre com ótimas apresentações, no ano passado ficou com três ouros e uma prata, desta vez ele foi ainda mais incrível”, conta Recchia.
Uma meninada que enche de orgulho professores e colegas, mas emociona os pais. “Claro que a gente cobra, mas a partir do entendimento que é algo que ele quer. Eu pergunto à ele se ele está disposto de participar, viajar e competir. Quando ele diz que quer, diz que quer ser campeão, só me resta auxiliar ele. Estudando junto e muitas vezes treinando junto, mesmo sem saber treinar direito”, conta o pai de Vicenzo, o empresário Renan Radavelli.
Ter o suporte dos pais não é nenhuma novidade para Frederico, há muitos anos seus pais conhecem os caminhos do taekwondo. “Vivo este universo há mais de dez anos, antes era com a irmã mais velha, agora é o Fred”, lembra a farmacêutica, Silva Rios.
O torneio de Balneário Camboriú contou com cerca de 700 competidores.
A partir de agora, uma pausa nas competições da ATA. O próximo compromisso dos atletas é a primeira etapa do Catarinense em abril de 2020.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Colunistas

Informativo Cultural

Agenda

07 dezembro 2019 / Um grande show em Chapecó. CHRYSTIAN E RALF CHAPECÓ· Um das duplas sertanejas ícones do Brasil estará em Chapecó em 2019, em um mega show que ficara marcado na lembrança de muitos! Aguarde, novidades em breve.

Facebook

Intervalo Cultural