Inscrições abertas para curso gratuito de Imersão na Cultura Popular

Estão abertas as inscrições para o “2° Curso de Imersão: Ritmos e Danças”. O projeto é de iniciativa do Coletivo Manivas e foi contemplado pelo Edital de Fomento e Circulação das Linguagens Artísticas de Chapecó, realizado pela Administração Municipal, por meio da Secretaria de Cultura. As aulas são gratuitas e irão abordar a cultura popular brasileira. As inscrições podem ser efetivadas até 31 de julho por meio de formulário eletrônico disponível no link http://bit.ly/30Gq8nd.

Ao todo serão disponibilizadas sete vagas, sendo quatro destinadas à cotistas (LGBTQI+, Movimentos Sociais, Afro – descendentes e Comunidade Indígena/ Cabocla). O curso acontecerá aos sábados de 10/08 à 31/10 na Reitoria da Universidade Federal Fronteira Sul e de maneira descentralizada chegando ao Centro de Artes e Esportes Unificados – CEU das Artes na Efapi e Distrito Goio-En.

As aulas serão desenvolvidas abordando três eixos que compõe a cultura popular brasileira: ritmo e percussão, dança e flautas (pífanos), somando uma carga horária de 68 horas. De acordo com Joana Golin, integrante do Coletivo Manivas esta é uma grande oportunidade para aproximar a música e a dança brasileira da rotina das comunidades. “Podem inscrever-se, preferencialmente, mulheres (trans e cis) a partir dos 18 anos com interesse em aprender os ritmos e as danças da cultura popular, sem ter conhecimento prévio com ritmos ou danças, não é necessário saber tocar instrumentos. Lembramos que as vagas são limitadas então é muito importante que as pessoas que se inscreverem tenham certeza que possam participar das atividades de formação durante este período”, explica.

Dentre os objetivos do projeto está capacitar pessoas no conhecimento da cultura popular, principalmente na percussão, na dança e na criação musical coletiva, aprofundar o conhecimento técnico, teórico musical, instrumental e do corpo, além de Inserir na cidade novas experimentações sonoras e rítmicas. “Nós acreditamos que o curso tem muito a contribuir não somente com o Grupo Manivas porque através do curso a gente forma novas integrantes, mas também para que essas pessoas se tornem agentes da cultura popular, tenham autonomia de pegar um instrumento, toquem uma ciranda na sua escola, na sua família, para os seus filhos, no seu cotidiano e com isso espalhe essas criações coletivas e o aprendizado da cultura popular brasileira”, enfatiza Joana.

Quem são as Manivas?

Criado em 2017 o Coletivo Manivas é o único grupo musical ativo em Chapecó formando somente por mulheres. Trazem como foco a pesquisa nos ritmos da cultura popular, afro-ameríndios e latinos. Atualmente é composto por 15 mulheres entre elas: dançarinas, cantoras, instrumentistas, compositoras, pesquisadoras e aprendizes. Com o auxílio fundamental do edital, pretendem formar mais 15 pessoas em 2019, e seguir com o trabalho que não forma apenas mulheres musicistas, mas também educadoras e arte educadoras, que observam no projeto, uma oportunidade de conhecer novas culturas, através, dos ritmos, da dança e do toque nos tambores. Outras informações pelo e-mail coletivomanivas@gmail.com.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Colunistas

Informativo Cultural

Agenda

O quê: Exposição “Um Olhar sobre a Cultura Japonesa” Onde: Museu Histórico de Santa Catarina – No Palácio Cruz e Sousa Praça XV de Novembro – Centro – Florianópolis – Visitação: até 02/03/2024. De terça a sexta-feira, das 10h às 18h; sábados e feriados, das 10h às 14h. Fechado aos domingos e segundas-feiras. Entrada gratuita

Facebook

Intervalo Cultural

Parceiros