Ginástica Rítmica: A rotina das ginastas chapecoenses

O sorriso e a altivez, a leveza e os rostos infantis das Ginastas nas competições em muitos momentos escondem a dor dos treinamentos, mas revelam a satisfação dos resultados. Quem vê o resultado final não sabe pelo que passam as ginastas para vencer uma competição, sempre em alto nível. A Ginástica Rítmica é uma das atividades esportivas que, talvez, mais exige do atleta. Isso não é diferente de um lugar para outro. E em Chapecó, as ginastas da Associação de Ginástica Rítmica de Chapecó – AGIRC – tem uma rotina diária de cinco horas de intensos treinamentos. “E seis vezes por semana”, revela a técnica Cristiane Metzger Carminatti.

 

A atual equipe juvenil vem treinando junto há cerca de nove anos e a busca da perfeição é constante. O material humano existe, mas a carência de uma estrutura adequada exige mais das ginastas que dividem o tempo entre os treinamentos, a vida social e escolar, os consultórios e clínicas médicas. De acordo com Cristiane, a falta de um piso adequado para a ginástica rítmica causa muitas lesões de tornozelo e fratura de dedos por estresse. “Nos Joguinhos Abertos uma das meninas atuou com dois dedos fraturados”, revela Cristiane. É possível observar de perto nos treinos a dedicação e o extremo que se exige dos corpos. Mesmo com estrutura menor, Chapecó tem feito frente a potências da GR em Santa Catarina, como Blumenau e Joinville e até Florianópolis que possui quatro tablados para esse esporte, afirma ela.

 

A renovação de atletas é lenta por uma série de fatores, mas o Projeto Atleta do Futuro, desenvolvido pela Administração Municipal, por meio da Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer, tem dado esse suporte. “Todos os anos através dos núcleos de Ginástica são escolhidas cerca de 30 atletas. As que suportam a carga de trabalho formam uma pré-equipe que somam em torno de 10, depois cinco, talvez”, explicou.

 

A atual equipe tem sido submetida a uma forte carga de campeonatos que iniciou em fevereiro e só vai terminar com o Brasileiro em novembro. Na semana que vem a equipe, que é o forte da GR Chapecoense, já tem outro compromisso importante. Aos poucos a AGIRC tem conquistado espaço e até formado árbitros que passam a equilibrar mais as competições, as vezes com decisões injustas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Colunistas

Informativo Cultural

Agenda

>> 14Bis – 16ago Quinta-Kunk // 17ago Lucas Lucco
>> Chitãozinho e Xororo Show Evidências. Dia 24 de agosto, sexta-feira véspera de feriado, 101 anos de Chapecó, EFAPI. Adquira sua mesa e ingressos antecipados pelo 49 99941-3500.
ASSUNTO: Um Resgate Histórico – 101 anos de Chapecó. // DATA: 20/08/2018 e 24/08/2018 HORÁRIO: 13h30.// LOCAL: Instituição Chapecó Criança Cidadania em Ação, Rua Regente Diogo Feijó, 1045D. // Telefone: 2049 9462 // Resumo: Você sabe como surgiu Chapecó? Para responder esse e outras perguntas a Instituição Chapecó Criança – Cidadania em ação, está desenvolvendo durante o mês de agosto diversas atividades alusivas ao dia do Município, entre elas o baú de memórias, apresentação tetral e o Museu dos Colonizadores. A ideia é ensinar de forma lúdica sobre o processo de colonização e transformação para que todos compreendam a importância dos direitos e deveres enquanto cidadãos e sujeitos ativos da história de Chapecó. As próximas ações acontecem nos dias 20 e 24 de agosto.
ASSUNTO: Projeto Arte e Água: Essenciais para a Vida. DATA: 15/08/2018 – quarta-feira . HORÁRIO: 14h. LOCAL: Escola Básica Municipal Olímpio Correa Figueiró Rua João Francisco Schneider, 234 d – Bairro Belvedere – Chapecó – SC Telefone: 3324 2462. Resumo: Estudantes de 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental estão sensibilizados quanto ao uso sustentável da água, já são capazes de emitir opiniões e interferir no meio em que vivem e desta forma, contribuem para a preservação da natureza. Neste dia 15 de agosto, eles estarão demonstrando à comunidade escolar, por meio da Arte, o que pode ser feito de maneira sustentável. A programação envolve inúmeras atividades voltadas à consciência ambiental, com o objetivo que as informações cheguem também à sua família e amigos.

Facebook

Intervalo Cultural

Parceiros