Facebook muda para ter mais transparência em anúncios políticos brasileiros

As eleições vêm aí, e com elas devemos ver uma das campanhas de desinformação mais fortes da história. O Facebook, após ser duramente criticado por dar grande alcance a notícias falsas durante as eleições presidenciais nos EUA, querem evitar que isso se repita no Brasil. Para isso, a empresa colocará em prática uma série de medidas para tornar o uso político da rede social mais transparente.

Para começar, o Facebook terá um cadastro de políticos, que poderão, sim, pagar para impulsionar publicações nas redes sociais, como acontece com qualquer outro tipo de post na plataforma. No entanto, a empresa criou a “Categorização de Anúncios Políticos”, que faz com que esse tipo de anúncio será tratado de uma forma diferente.

Primeiro, essas publicações serão claramente exibidas como anúncios políticos para os usuários alcançados. A plataforma também mostrará quem pagou pelo impulsionamento da publicação e quanto foi gasto para obter este alcance, além de informações sobre número de pessoas atingidas e sobre as páginas, permitindo saber a data de criação e possíveis alterações de nome, além de permitir ver o arquivo de anúncios políticos daquela página.

“A grande maioria dos anúncios no Facebook é gerenciada por organizações legítimas – seja uma pequena empresa à procura de novos clientes, um grupo que arrecada dinheiro para a sua causa ou um político concorrendo a um cargo. Mas temos observado que pessoas mal intencionadas também podem abusar de nossos produtos. As medidas de hoje são apenas o começo – nós estamos sempre trabalhando em formas de aperfeiçoar nossos produtos. Ao lançar uma luz sobre todos os anúncios, bem como sobre as Páginas que estão rodando esses anúncios, nós conseguiremos evitar abusos – ajudando a garantir que pessoas mal intencionadas tenham responsabilidade sobre os anúncios que fizerem”, explica o comunicado do Facebook.

O Brasil é o segundo país a ativar estas ferramentas que conferem maior legitimidade à publicidade política na rede social; os Estados Unidos foram o primeiro nas eleições de maio deste ano.

A função de verificação de páginas e seu arquivo de anúncios ativos começou a ser liberada para os brasileiros já nesta quinta-feira, 28. O cadastro para a Categorização de Anúncios Políticos deverá ser liberado a partir de julho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Colunistas

Informativo Cultural

Agenda

GDO Produções Apresenta: Carpe Vita Halloween em Chapecó :: 27 de outubro no 14Bis, Tradicional nos Estados Unidos, o Halloween ou Dia das Bruxas, inspira a primeira festa de Halloween do grupo Carpe Vita em Chapecó. Será uma combinação de Sunset com Night Party que irá retratar o tradicional evento americano com a presença confirmada de zumbis, vampiros, monstros e bruxas que farão parte da decoração e cenografia. E para abrilhantar ainda mais essa edição da Carpe Vita a festa será regida pelos residentes da Carpe Vita e nacionalmente conhecido, DUBDOGZ – um das maiores sensações da música eletrônica atual e que prometem uma apresentação histórica em Chapecó/SC. Sempre tivemos e temos bons amigos no oeste de Santa Catarina e especificamente em Chapecó e há 2 anos estávamos planejando esse evento para convidar nossos amigos de todo o Brasil para prestigiar a região. Traje normal. Não será festa a fantasia apenas a decoração será temática. O evento irá ocorrer a partir das 17h, no 14Bis. Promoção Exclusiva Atlantida.
>>GDO PRODUÇÕES – 30 NOV Chapecó recebe grandes shows. A Festa! Um evento diferenciado pra você. Zé Neto e Cristiano, Diego e Victor Hugo, Diego Strada e convidados. Anna Constante, Régis Palma, Abimael, Grupo Doce Vício e Pagode Social. Os ingresso já estão a venda acesse gdo.com.br

Facebook

Intervalo Cultural

Parceiros