“Expedición El Rio Uruguay” chega a Chapecó

Pesquisadores Argentinos e Brasileiros que compõe a equipe da “Expedición El Rio Uruguay” chegaram na última segunda-feira (06) a Chapecó. Eles irão passar por diferentes localidades, percorrendo o Rio Uruguai e seus entornos, aprofundando sua pesquisa por todo o Oeste Catarinense.

 

A equipe foi recepcionada por autoridades, vereadores, pesquisadores, representantes de universidades e integrantes da Polícia Militar Ambiental e da comunidade do Goio-En. Na oportunidade foram expostas as ações da Expedição, que tem o apoio da UPM – União de Parlamentares do Mercosul,  seu objetivo e os motivos que os trazem aqui. Dentre os objetivos está conscientizar as comunidades do Brasil, Argentina e Uruguay sobre as riquezas do Rio, sensibilizar os governos locais e regionais, assim como as autoridades do Mercosul, referente a iniciativas de preservação dos recursos naturais.

 

De acordo com o Prefeito Luciano Buligon, “é preciso gerar integração entre os povos, e a língua não pode ser um obstáculo para esse entendimento. O Rio Uruguai é uma veia aberta entre o Brasil, a Argentina e o Uruguay, sendo catalisador dessa união, e juntos temos que pensar em uma solução responsável para a sua preservação”, disse.

 

Para o Presidente da Associação de Moradores do Distrito de Goio-en, Pedro Rotava, é muito importante debater sobre o Rio Uruguai. “Até agora nós utilizamos o Rio Uruguai, chegou o momento de devolver ao rio o que nós tiramos dele”, enfatiza.

 

Além de Chapecó os pesquisadores passam, no decorrer da semana, pelos municípios de Concórdia, Campos Novos, Machadinho, Piratuba, Joaçaba e Itá. Ao todo serão 1770km de percurso, coletando dados e imagens para aprofundar os estudos sobre o Rio Uruguai e conhecer as obras nesse transcurso. O intuito ao final da pesquisa, que está marcada para o ano de 2020, é reformular a legislação referente a preservação do Rio, nos três países.

 

A equipe retorna à Chapecó na sexta-feira, onde prossegue com agenda e atividades náuticas de campo marcadas para o próximo sábado, dia 11/08. A ideia é levar os pesquisadores, junto com a equipe da PMA, às áreas de preservação ao longo o transcurso do Rio.

 

Programação:

07, 08 e 09/08 – Visita à cidades do Oeste Catarinense;

 

10/08 –sexta-feira – Retorno à Chapecó

14h Reunião Câmara de Vereadores;

16h reunião com pesquisadores da área de Ciências Ambientais da UFFS e Unochapecó. Local: Unochapecó.

 

11/08 – sábado – Atividade de Campo

12h – Saída da polícia Militar Ambiental para atividades náuticas de campo, no Rio Uruguai;

16h – Visita ao instituto Goio-en.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Colunistas

Informativo Cultural

Agenda

Maratona Fotográfica – premiação e exposição. 16/08/2019 – sexta-feira / Escola de Artes de Chapecó / 19 horas. A 15ª edição da Maratona Fotográfica – Cidade de Chapecó é um evento tradicional na agenda de aniversário do Município. Ela aconteceu no domingo, 04 de agosto e na noite desta sexta-feira (16/08) será a premiação dos participantes.
Peça teatral “Tal Pai, Tal Filho”. DATA: 19/08/2019, 14 horas. Pavilhão da Igreja – ao lado do CRAS Líder. O CRAS Líder e Centro de Convivência Passo dos Fortes convidam para peça teatral intitulada “Tal Pai, Tal Filho”. A peça explora a relação entre pais e filhos em meio ao uso da tecnologia, a família, o consumo de drogas, entre outros. O evento é oferecido através de parceria entre o CRAS e o Sicoob Maxicredito. A peça foi desenvolvida pelo youtuber Leozão, seu pai Jefferson Pedroso, e uma psicóloga. Ela já foi vista por jovens de escolas públicas em diversas cidades da região sul. A atividade é aberta à população da região de abrangência do CRAS Líder e também a outros Centros de Convivência e profissionais da Secretaria de Assistência Social.
A Arena mais Safada do Brasil já tem data para chegar em Chapecó 😱😱 Dia 14 de Novembro, véspera de feriado, Arena Safadão Chapecó 😍😍 Wesley Safadão, Kevinho, Gustavo Mioto e Diego Strada prometem fazer dessa noite a mais animada que você já viu 💥💃🕺 Anote na sua agenda, dia 14 de novembro, véspera de feriado, tem Arena Safadão Chapecó.

Facebook

Intervalo Cultural