“Expedición El Rio Uruguay” chega a Chapecó

Pesquisadores Argentinos e Brasileiros que compõe a equipe da “Expedición El Rio Uruguay” chegaram na última segunda-feira (06) a Chapecó. Eles irão passar por diferentes localidades, percorrendo o Rio Uruguai e seus entornos, aprofundando sua pesquisa por todo o Oeste Catarinense.

 

A equipe foi recepcionada por autoridades, vereadores, pesquisadores, representantes de universidades e integrantes da Polícia Militar Ambiental e da comunidade do Goio-En. Na oportunidade foram expostas as ações da Expedição, que tem o apoio da UPM – União de Parlamentares do Mercosul,  seu objetivo e os motivos que os trazem aqui. Dentre os objetivos está conscientizar as comunidades do Brasil, Argentina e Uruguay sobre as riquezas do Rio, sensibilizar os governos locais e regionais, assim como as autoridades do Mercosul, referente a iniciativas de preservação dos recursos naturais.

 

De acordo com o Prefeito Luciano Buligon, “é preciso gerar integração entre os povos, e a língua não pode ser um obstáculo para esse entendimento. O Rio Uruguai é uma veia aberta entre o Brasil, a Argentina e o Uruguay, sendo catalisador dessa união, e juntos temos que pensar em uma solução responsável para a sua preservação”, disse.

 

Para o Presidente da Associação de Moradores do Distrito de Goio-en, Pedro Rotava, é muito importante debater sobre o Rio Uruguai. “Até agora nós utilizamos o Rio Uruguai, chegou o momento de devolver ao rio o que nós tiramos dele”, enfatiza.

 

Além de Chapecó os pesquisadores passam, no decorrer da semana, pelos municípios de Concórdia, Campos Novos, Machadinho, Piratuba, Joaçaba e Itá. Ao todo serão 1770km de percurso, coletando dados e imagens para aprofundar os estudos sobre o Rio Uruguai e conhecer as obras nesse transcurso. O intuito ao final da pesquisa, que está marcada para o ano de 2020, é reformular a legislação referente a preservação do Rio, nos três países.

 

A equipe retorna à Chapecó na sexta-feira, onde prossegue com agenda e atividades náuticas de campo marcadas para o próximo sábado, dia 11/08. A ideia é levar os pesquisadores, junto com a equipe da PMA, às áreas de preservação ao longo o transcurso do Rio.

 

Programação:

07, 08 e 09/08 – Visita à cidades do Oeste Catarinense;

 

10/08 –sexta-feira – Retorno à Chapecó

14h Reunião Câmara de Vereadores;

16h reunião com pesquisadores da área de Ciências Ambientais da UFFS e Unochapecó. Local: Unochapecó.

 

11/08 – sábado – Atividade de Campo

12h – Saída da polícia Militar Ambiental para atividades náuticas de campo, no Rio Uruguai;

16h – Visita ao instituto Goio-en.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Colunistas

Informativo Cultural

Agenda

O quê: Exposição “Um Olhar sobre a Cultura Japonesa” Onde: Museu Histórico de Santa Catarina – No Palácio Cruz e Sousa Praça XV de Novembro – Centro – Florianópolis – Visitação: até 02/03/2024. De terça a sexta-feira, das 10h às 18h; sábados e feriados, das 10h às 14h. Fechado aos domingos e segundas-feiras. Entrada gratuita

Facebook

Intervalo Cultural

Parceiros