Escola de Artes de Chapecó realiza exposição de ilustrações

“Isso não é um desenho!”. Essa é a primeira exposição de 2020 que está no hall de entrada da Escola de Artes de Chapecó, onde fica até 20 de março de 2020. O horário de visitação é das 8 às 12 horas e das 13 às 21h30, de segunda a quinta-feira e das 8 às 12 horas e das 13 às 17 horas nas sextas-feiras. A Escola de Artes fica localizada na Avenida Nereu Ramos, 729 – Centro de Chapecó.

De acordo com Sidimar Geremia, Professor de Expressão Visual e Coordenador da Gibiteca da Escola de Artes, ao observar a mostra apresentada, a maioria das pessoas questiona-se sobre a questão técnica: isso é um desenho? A resposta é SIM. Porém, esta exposição constitui-se de uma série de ilustrações, desenvolvidos por grandes artistas da história das histórias em quadrinhos, em especial do norte americano Alex Ross e do italiano Gabrielle Del’Otto, reproduzidos e encartados em revistas em quadrinhos do acervo da Gibiteca Silmar Geremia.

Costuma-se definir ilustração como “imagem utilizada para acompanhar, explicar, interpretar, acrescentar informação, sintetizar ou simplesmente decorar um texto”. Apesar de ter seus primórdios na pré-história, passando pelo Egito e outras civilizações antigas, foi a partir do século XV que a ilustração passou a ser aplicada aos livros através da xilogravura, criando a possibilidade de seriação. Outras formas de gravação e impressão de imagens foram desenvolvidas e aplicadas ao longo dos tempos, como: Água-forte, Linoleogravura e Litogravura, chegando aos nossos tempos com a Ilustração digital.

Nelson Alexander “Alex Ross” nasceu no ano de 1970 em Portland, Oregon, EUA. É conhecido principalmente por seus trabalhos pintados em Histórias em quadrinhos, aclamado pelo realismo fotográfico de seu trabalho. Ross é o mais proeminente pintor dos quadrinhos e é conhecido por sua paixão pelos visuais antigos de personagens clássicos e pelo lado místico dos super-heróis. Gabriele Dell`Otto, nascido em Roma no ano de 1973, é um dos desenhistas mais importantes da nova geração, mais conhecido por seus trabalhos na Marvel. Em 1998, começou a colaborar com a divisão europeia da Marvel Comics, produzindo capas e pôsteres para Itália, França e Alemanha. Com uma técnica inconfundível, Dell´Otto imprime expressividade e personalidade nas suas ilustrações.

Em outros tempos estas reproduções de imagens faziam-se presentes quase que obrigatoriamente em todos os dormitórios de adolescentes. O pôster, portanto faz parte da história de muita gente. Esta mostra pretende assim resgatar um pouco da nostalgia desta época, quando o acesso à imagem era difícil e uma forma de democratizá-la era através dos encartes das publicações dos gibis.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Colunistas

Informativo Cultural

Agenda

A mostra segue em cartaz até 27 de fevereiro de 2022. Para visitar o MIS/SC é necessário usar corretamente as máscaras e respeitar o distanciamento entre as pessoas. Serviço: Mostra Olhares Catarinenses Local: MIS/SC, localizado no Centro Integrado de Cultura (CIC) Av. Gov. Irineu Bornhausen, 5600 – Agronômica, Florianópolis – SC Horário espaço expositivo: de terça-feira a domingo, das 10h às 21h Classificação indicativa: livre Entrada gratuita
Serviço: Mostra Tapeçarias de Tirelli Abertura: 22 de dezembro, 18h Visitação: até 12/03/2022, nas segundas-feiras, das 13h às 17h; de terça a sexta-feira, das 10h às 17h; sábados, das 10h às 14h. Entrada gratuita. Classificação indicativa livre.

Facebook

Intervalo Cultural

Parceiros