Empresários e entidades se unem para formar Núcleo de Dirigentes Lojistas

EM CAXAMBU DO SUL – Empresários e entidades se unem para formar Núcleo de Dirigentes Lojistas

Com auxílio da Câmara de Dirigentes Lojistas de Chapecó (CDL) e do Sebrae/SC, empresários de Caxambu do Sul estão unindo esforços para criar até novembro deste ano o Núcleo de Dirigentes Lojistas do município. A estrutura funcionará como uma extensão da CDL e atuará na capacitação, oferta de serviços e orientações dos empreendedores locais do setor.

Para criação do Núcleo, o município precisa alcançar 15 empresas associadas, nove a mais das que dispõe atualmente. Em Caxambu, de acordo com dados do Sebrae/SC, são 293 empresas: 133 microempresas (ME), 136 microempreendedores individuais (MEIs), 8 empresas de pequeno porte (EPP) e outras 16 não enquadradas.

De acordo com o coordenador comercial da CDL, Maurício Duarte, a criação do Núcleo dará mais autonomia aos lojistas do município que hoje estão na base de associados da entidade de Chapecó. A implantação da estrutura é o primeiro passo para a fundação da CDL local.

“Para criar uma CDL é preciso ter 40 empresas associadas, conforme regulamenta o estatuto da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado (FCDL). Até alcançar este número, o município pode unir 15, criar o Núcleo e atuar localmente de maneira mais organizada e independente”, explica Duarte.

Além de Caxambu do Sul, os municípios de Cordilheira Alta, Planalto Alegre e Guatambu também estão subordinados à CDL Chapecó. “A partir do momento em que o município consegue criar a estrutura do Núcleo, passa a ter capacidade de ofertar cursos, desenvolver projetos, angariar recursos e assessorar de forma mais próxima os empresários locais”, detalha Duarte.

De acordo com a analista técnica do Sebrae/SC e gestora do programa Cidade Empreendedora na região Oeste, Carolini Demeterko, os empresários locais contam desde junho deste ano com os serviços prestados pela Sala do Empreendedor, que disponibiliza consultorias gratuitas e capacitações aos empreendedores, além de auxílio na abertura, alteração e fechamento de empresas.

Fonte MB Comunicação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Colunistas

Informativo Cultural

Agenda

Devido a Lei de Quarentena da COVID-19, estaremos postando a agenda cultural de SC de 2020 após restabelecimento do controle da doença.

Facebook

Intervalo Cultural

Parceiros