Decorare valoriza o artesanato indígena

Valorizar e preservar a cultura indígena, esse é o objetivo da Decorare ao trazer para a Mostra, o artesanato dos kaingangs da Aldeia Condá. Eles produziram objetos de decoração para vários ambientes. Um exemplo é o Restaurante Maluana, que resgata os costumes e a cultura dos povos indígenas que também participam e escrevem ahistória de Chapecó.

Logo na entrada do Restaurante, retratos que contam um pouco da história destes povos já estão nas paredes. Os balaios se transformam em luminárias que deixam o espaço ainda mais aconchegante. Colares também decoram o ambiente, assim como os porta guardanapos, tudo artesanal. Um trabalho minucioso, que exige dedicação e nesse caso, delicadeza.

A inclusão dos povos indígenas na Decorare faz parte do contexto da Mostra, que tem como tema História, Cultura e Memória: Chapecó Cidade das Rosas. “Receber estes artesãos aqui na Mostra é um momento muito importante e especial para todos nós. Porque queremos agradecer a eles, por todo trabalho, empenho e dedicação. Esse espaço também é deles, e ficamos felizes em ver que eles se sentiram valorizados e acolhidos com esta oportunidade de mostrar para todos, o que é produzido lá na Aldeia”, ressalta o organizador da Decorare, Thiago Freitas.

Fotos e texto:  Eliana Losekann.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Colunistas

Informativo Cultural

Agenda

07 dezembro 2019 / Um grande show em Chapecó. CHRYSTIAN E RALF CHAPECÓ· Um das duplas sertanejas ícones do Brasil estará em Chapecó em 2019, em um mega show que ficara marcado na lembrança de muitos! Aguarde, novidades em breve.

Facebook

Intervalo Cultural