Confira as exposições culturais com entrada gratuita em Chapecó

Mesmo no período de recesso as ações culturais não param em Chapecó. Atividades contínuas envolvendo museus e galerias de arte abordam diferentes assuntos e estão disponíveis para visitação. Com horário estendido no mês de janeiro, das 13h às 19h, de segunda a sexta-feira os espaços trazem acesso a arte, a cultura e a história de maneira gratuita à comunidade. Confira:

Museu de História e Arte de Chapecó

Tombado como Patrimônio Histórico Cultural em 2007, o prédio da antiga Prefeitura traz as características da arquitetura da década de 50 ainda preservada. No espaço, a Exposição “Chapecó Rios de Cultura e Memória”, conta por meio do polo econômico, político e cultural, a história da cidade. Quem visita a exposição pode conferir itens antigos que marcaram a construção da cidade, como a atividade madeireira a partir da chegada dos colonizadores, o transporte por meio de balsas e balseiros, atividades agropecuárias, além do acervo que mostra os conhecimentos tradicionais da comunidade, transmitidos de geração para geração, como o artesanato. Itens arqueológicos dos primeiros povoados da região, há cerca de 7 mil anos, mostra as transformações sociais. Além da dessa Exposição Contínua, o espaço também recebe diversas exposições temporárias:

Exposição Fé e Religiosidade

A Mostra “Fé e religiosidade”, traz objetos do Vaticano recebidos pelo Prefeito Luciano Buligon, em sua visita ao Vaticano, em 2017. Os itens doados ao acervo do MHAC. A exposição foi organizada pela equipe do Museu, composta por artistas, historiadores, técnicos e pesquisadores, e tem a curadoria de Ricardo Garlet. A temática abordada integrou uma extensa pesquisa que mostra os traços culturais distintos, pelas práticas religiosas, de diferentes grupos sociais, como indígenas, caboclos e colonizadores e enfatiza a presença do cristianismo nos diferentes grupos religiosos que aqui se instalaram criando uma identidade religiosa local. A Mostra permanece até o mês de março.

Exposição de Artes Visuais da Escola de Artes

Outra exposição temporária é a mostra de desenho e pintura dos alunos da Escola de Artes de Chapecó. As obras foram produzidas por 20 alunos formando da instituição e trazem diferentes técnicas desenvolvidas ao longo do curso, instruídas pelos professores Sidi Geremia, Ana Claudia Anchau e Aracéli Nichelle. O trabalho apresenta um fragmento do trabalho desenvolvido pelos alunos. A exposição apresenta simbolismos e ideologias de dezoito formandos, abordando temáticas que vão desde o sobrenatural, passando por autorretratos até chegar nas relações interpessoais. Mesmo que os trabalhos expostos sejam o reflexo de ideias concebidas pelos alunos, os espectadores saõ convidados a fazer a sua própria leitura a partir de seus conhecimentos e suas vivências. O trabalho permanece exposto até 28 de fevereiro.

Exposição Tranças e Trançados Indígenas

A diversidade cultural é tema dessa exposição que traz a coleção de trançados indígenas do Museu Municipal Antônio Selistre de Campos. O objetivo é reconhecer a valorizar a produção artística indígena. A coleção é composta por peças arqueológicas e etnológicas das etnias Kaingang e Guarani, as quais foram reunidas, em parte, pelo Juíz Antônio Selistre de Campos, durante a década de 30 e 40, bem como por doações e aquisições. A proposta cultural da Exposição é permitir um olhar para a comunidade indígena, apresentando, por meio do trançado, o contexto histórico do Oeste Catarinense.

Descontinuidades – Espaços Museológicos Públicos de Chapecó

A Mostra traz as memórias do Museu de História e Arte dividida em cinco etapas: como sua primeira coleção em 1974, criação da lei em 1978, nova sede em 1989, mudanças de espaço em 1990 e a divisão das coleções, que remetem aos dias atuais. A exposição faz uma viagem pela trajetória da instituição, a partir de objetos, fotografias e recortes de jornais, construída por meio de extensa pesquisa histórica.

Memorial Paulo de Siqueira
Localizado na base do Monumento O Desbravador, o Memorial Paulo de Siqueira traz as principais obras do artista que marcou a história de Chapecó com suas produções. No local é possível fazer uma visita monitorada. Além disso, o espaço passou por reformulação e reorganização em 2018, oferece acesso à rede Wi-fi e QR-codes, (códigos que podem ser escaneados por telefones celulares, e possibilitam acesso à informações), com dados, fotografias e documentos importantes sobre vida do artista.

Galeria Municipal de Arte Dalme Marie Grando Rauen
Está em andamento na Galeria Dalme Rauen, na Praça Coronel Bertaso, a Exposição “Diga(me) onde tua liberdade repousa- nunca tão jovens”, da artista visual Sonia Loren. O trabalho traz fotografias realizadas a partir de uma viagem da artista a Alemanha/Áustria e França em 2014. A ideia propõe um conceito de “quase-cinema”. Mesmo em postura imóvel as imagens defendem a criação de pontos de vista variados e aproxima o cinema das artes visuais.

Galeria Municipal de Arte do Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo De Nes
“Espaços Experenciados de Satolep”, da artista Kelly Wendt é um projeto selecionado pelo Edital de Circulação das Galerias Municipais, e traz o olhar da artista para a cidade de Pelotas-RS. Por meio do desenho, da fotografia e de vídeos, a Exposição traz as memórias afetivas, sensações, imaginação e experiências da artista. Cada local retratado de diferentes maneiras e técnicas integram lembranças e memórias agora compartilhadas com o público. A mostra segue para apreciação até 29 de março.

Outras informações pelo email museutecnico@chapeco.sc.gov.br ou pelo telefone 3321 8509.

Créditos: Texto e Fotos: Camila Almeida/ Divulgação/ Prefeitura de Chapecó.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Colunistas

Informativo Cultural

Agenda

Maratona Fotográfica – premiação e exposição. 16/08/2019 – sexta-feira / Escola de Artes de Chapecó / 19 horas. A 15ª edição da Maratona Fotográfica – Cidade de Chapecó é um evento tradicional na agenda de aniversário do Município. Ela aconteceu no domingo, 04 de agosto e na noite desta sexta-feira (16/08) será a premiação dos participantes.
Peça teatral “Tal Pai, Tal Filho”. DATA: 19/08/2019, 14 horas. Pavilhão da Igreja – ao lado do CRAS Líder. O CRAS Líder e Centro de Convivência Passo dos Fortes convidam para peça teatral intitulada “Tal Pai, Tal Filho”. A peça explora a relação entre pais e filhos em meio ao uso da tecnologia, a família, o consumo de drogas, entre outros. O evento é oferecido através de parceria entre o CRAS e o Sicoob Maxicredito. A peça foi desenvolvida pelo youtuber Leozão, seu pai Jefferson Pedroso, e uma psicóloga. Ela já foi vista por jovens de escolas públicas em diversas cidades da região sul. A atividade é aberta à população da região de abrangência do CRAS Líder e também a outros Centros de Convivência e profissionais da Secretaria de Assistência Social.
A Arena mais Safada do Brasil já tem data para chegar em Chapecó 😱😱 Dia 14 de Novembro, véspera de feriado, Arena Safadão Chapecó 😍😍 Wesley Safadão, Kevinho, Gustavo Mioto e Diego Strada prometem fazer dessa noite a mais animada que você já viu 💥💃🕺 Anote na sua agenda, dia 14 de novembro, véspera de feriado, tem Arena Safadão Chapecó.

Facebook

Intervalo Cultural