Biblioteca Municipal de Chapecó comemora 78 anos

A Biblioteca Pública Municipal Neiva Maria Andreatta Costella fez 78 anos e comemora nesta terça-feira (20) com uma cerimônia aberta à comunidade. A atividade inicia às 19h30 na sede da instituição, no Calçadão da Benjamin Constant e conta com cerimônia, apresentações artísticas, sarau literário e coquetel de encerramento.

Criada em 1940 pelo Prefeito João Elói Mendes, 1983 ganhou um nome especial “Neiva Maria Andreatta Costella”, em homenagem à Diretora da Biblioteca entre os anos de 1978 a 1983. Neiva era pintora, aperfeiçoou-se em administração pública e bibliotecas e desenvolveu inúmeros trabalhos que fortaleceram o cenário cultural em Chapecoense, sendo incentivadora das artes.

A Instituição começou pequeninha com cerca de 100 livros disponíveis para a comunidade. Quase oito décadas depois o acervo da instituição chega a mais de 40 mil itens e conta com 26 mil usuários cadastrados e mais de 6 mil usuários ativos.

Para a Bibliotecária Caroline Miotto, esta é uma data muito importante. “São quase oito décadas de serviços prestados e essa data reafirma o compromisso da Biblioteca com a comunidade, pois comemoramos mais um ano de atuação. Nesse momento precisamos deixar explícito que a biblioteca é muito mais que uma biblioteca pois ela vem atualizando suas atividades e vem sendo muito mais que um local de emprestar e devolver livros, e sim um espaço cultural”, explica.

De acordo com a Bibliotecária, a Biblioteca vem se atualizando, se modificando e se adaptando. “A Biblioteca é um espaço vivo, é um local de capacitações, de atividades culturais e de lazer e de memória, já que aqui abrigamos e zelamos pela nossa produção literária local. Essa é uma forma de preservar a história da nossa cidade dos nossos escritores”, enfatiza.

Se você ainda não conhece a Biblioteca Pública de Chapecó está convidado a fazer uma visita. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h, sem fechar ao meio dia. Para fazer o cadastro basta ir à sede da instituição, levar documentos de identificação com foto e comprovante de residência atualizado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Colunistas

Informativo Cultural

Agenda

Maratona Fotográfica – premiação e exposição. 16/08/2019 – sexta-feira / Escola de Artes de Chapecó / 19 horas. A 15ª edição da Maratona Fotográfica – Cidade de Chapecó é um evento tradicional na agenda de aniversário do Município. Ela aconteceu no domingo, 04 de agosto e na noite desta sexta-feira (16/08) será a premiação dos participantes.
Peça teatral “Tal Pai, Tal Filho”. DATA: 19/08/2019, 14 horas. Pavilhão da Igreja – ao lado do CRAS Líder. O CRAS Líder e Centro de Convivência Passo dos Fortes convidam para peça teatral intitulada “Tal Pai, Tal Filho”. A peça explora a relação entre pais e filhos em meio ao uso da tecnologia, a família, o consumo de drogas, entre outros. O evento é oferecido através de parceria entre o CRAS e o Sicoob Maxicredito. A peça foi desenvolvida pelo youtuber Leozão, seu pai Jefferson Pedroso, e uma psicóloga. Ela já foi vista por jovens de escolas públicas em diversas cidades da região sul. A atividade é aberta à população da região de abrangência do CRAS Líder e também a outros Centros de Convivência e profissionais da Secretaria de Assistência Social.
A Arena mais Safada do Brasil já tem data para chegar em Chapecó 😱😱 Dia 14 de Novembro, véspera de feriado, Arena Safadão Chapecó 😍😍 Wesley Safadão, Kevinho, Gustavo Mioto e Diego Strada prometem fazer dessa noite a mais animada que você já viu 💥💃🕺 Anote na sua agenda, dia 14 de novembro, véspera de feriado, tem Arena Safadão Chapecó.

Facebook

Intervalo Cultural