Biblioteca Municipal de Chapecó comemora 78 anos

A Biblioteca Pública Municipal Neiva Maria Andreatta Costella fez 78 anos e comemora nesta terça-feira (20) com uma cerimônia aberta à comunidade. A atividade inicia às 19h30 na sede da instituição, no Calçadão da Benjamin Constant e conta com cerimônia, apresentações artísticas, sarau literário e coquetel de encerramento.

Criada em 1940 pelo Prefeito João Elói Mendes, 1983 ganhou um nome especial “Neiva Maria Andreatta Costella”, em homenagem à Diretora da Biblioteca entre os anos de 1978 a 1983. Neiva era pintora, aperfeiçoou-se em administração pública e bibliotecas e desenvolveu inúmeros trabalhos que fortaleceram o cenário cultural em Chapecoense, sendo incentivadora das artes.

A Instituição começou pequeninha com cerca de 100 livros disponíveis para a comunidade. Quase oito décadas depois o acervo da instituição chega a mais de 40 mil itens e conta com 26 mil usuários cadastrados e mais de 6 mil usuários ativos.

Para a Bibliotecária Caroline Miotto, esta é uma data muito importante. “São quase oito décadas de serviços prestados e essa data reafirma o compromisso da Biblioteca com a comunidade, pois comemoramos mais um ano de atuação. Nesse momento precisamos deixar explícito que a biblioteca é muito mais que uma biblioteca pois ela vem atualizando suas atividades e vem sendo muito mais que um local de emprestar e devolver livros, e sim um espaço cultural”, explica.

De acordo com a Bibliotecária, a Biblioteca vem se atualizando, se modificando e se adaptando. “A Biblioteca é um espaço vivo, é um local de capacitações, de atividades culturais e de lazer e de memória, já que aqui abrigamos e zelamos pela nossa produção literária local. Essa é uma forma de preservar a história da nossa cidade dos nossos escritores”, enfatiza.

Se você ainda não conhece a Biblioteca Pública de Chapecó está convidado a fazer uma visita. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h, sem fechar ao meio dia. Para fazer o cadastro basta ir à sede da instituição, levar documentos de identificação com foto e comprovante de residência atualizado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Colunistas

Informativo Cultural

Agenda

AGENDA PAGODE SOCIAL // Fevereiro 2019: 21.02 759BAR – 22.02 636BAR Joaçaba – 23.02 Amazon Chapecó – 24.02 Barzin – 28.02 Carna 759BAR – 28.02 Carna Barzin // Março 2019: 01.03 Barzin – 02.03 Termas Machadinho Machadinho/RS – 02.03 Passo Fundo/RS – 03.03 Carna Barzin Chapecó – 03.03 Águas de Chapecó – 04.03 Carna Joaçaba/SC

Facebook

Intervalo Cultural

Parceiros