Biblioteca localizada no CIC reúne livros sobre arte e cultura

Aberta ao público desde agosto de 2017, a Biblioteca de Arte e Cultura da Fundação Catarinense de Cultura (FCC) oferece ao público um acervo especializado em artes visuais, cinema, música, teatro, dança, patrimônio cultural, arquitetura e fotografia. Atualmente são aproximadamente duas mil obras distribuídas nas prateleiras do espaço cultural.

Por ser um acervo muito especializado, com obras diferenciadas e apenas um exemplar por título, não é possível retirar os livros. As obras estão disponíveis apenas para consulta local. Vale destacar que o espaço possui livros que foram selecionados pelo corpo técnico da Diretoria de Difusão Artística da FCC especialmente para essa biblioteca. O acervo foi comprado com recursos do Edital ProCultura de Estímulo às Artes Visuais da Funarte e, aos poucos, o conjunto de obras vai crescendo com o auxílio de doações.

“Todo o acervo está organizado em forma de pequenas coleções. Não utilizamos os padrões da biblioteconomia. Aqui as pessoas podem interferir na organização do acervo, montando suas coleções de preferência, seja para expor nas estantes expositivas, seja para formar uma coleção de forma a agrupar títulos que normalmente, pelo tipo de assunto, não estariam juntos”, explica a coordenadora Esni Soares.

O acervo não está disponível em formato digital. Porém, por meio do site da Biblioteca de Arte e Cultura, é possível conferir quais são os títulos das obras existentes.

“A ideia de criar esse espaço nasceu informalmente em um café da tarde com Cleber Teixeira. Três anos depois e após muitas e muitas conversas, ao desmaiar das tardes, nasceu o conceito da única Biblioteca de Arte e Cultura em Santa Catarina. Então, uma equipe formada por três servidores da FCC deram identidade e vida ao agora projeto, que foi aprovado pela Funarte no início de 2010. O projeto original passou por adaptações espaciais e hoje pode ser visitado em uma sala ampla para leitura, pesquisa e conversas”, conta a diretora de Difusão Artística da FCC, Mary Garcia.

O espaço também é utilizado para lançamentos de livros sobre arte e cultura e, para completar, a biblioteca também conta com um jardim interno que pode ser usado para pequenos saraus ou apresentações musicais. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira das 13h às 19h.

fonte – Ascom FCC

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Colunistas

Informativo Cultural

Agenda

AGENDA PAGODE SOCIAL // Fevereiro 2019: 21.02 759BAR – 22.02 636BAR Joaçaba – 23.02 Amazon Chapecó – 24.02 Barzin – 28.02 Carna 759BAR – 28.02 Carna Barzin // Março 2019: 01.03 Barzin – 02.03 Termas Machadinho Machadinho/RS – 02.03 Passo Fundo/RS – 03.03 Carna Barzin Chapecó – 03.03 Águas de Chapecó – 04.03 Carna Joaçaba/SC

Facebook

Intervalo Cultural

Parceiros