Abre a exposição “Fé e religiosidade em Chapecó”

Abriu nesta sexta-feira (14) no Museu de História e Arte de Chapecó, em frente à Praça Coronel Bertaso, a Exposição “Fé e religiosidade em Chapecó: Exposição com objetos do Vaticano e acervo do MHCA”. A mostra é composta por itens recebidos pelo Prefeito Luciano Buligon, em sua visita ao Vaticano, em 2017 e agora doados para o acervo do Museu.

 

“Esses objetos integram a história da comunidade. Eu os recebi, mas me foram entregues por eu ser Prefeito de Chapecó, e nada mais justo do que agora eles integrarem o acervo do Museu junto a mais 10 mil itens, e estarem disponíveis, de maneira democrática, com visitação gratuita, a todos os chapecoenses. Já são muito valiosos pois carregam a história dos chapecoenses em um momento muito sensível, mais daqui há 50 anos certamente terão muito mais o que contar às futuras gerações”, disse o Prefeito Luciano Buligon.

 

Além desses itens, fotografias da data de entrega dos objetos na Itália, e fotos do acervo do MHAC também estão expostas. A Mostra foi organizada pela equipe do Museu, composta por artistas, historiadores, técnicos e pesquisadores, com a curadoria de Ricardo Garlet. Para chegar ao resultado final em exposição passou por uma extensa pesquisa que mostra os traços culturais religiosos distintos de diferentes grupos sociais, como indígenas, caboclos e colonizadores e enfatiza a presença do cristianismo nos diferentes grupos religiosos que aqui se instalaram criando uma identidade religiosa local.

 

A Exposição permanece para apreciação até o mês de março, e o horário para visitação é de terça a sexta-feira, das 9h às 17h, sem fechar ao meio dia. Aos sábados, domingos e feriados, das 14h às 17h. Também é possível fazer agendamento para visita monitorada pelo e-mail museutecnico@chapeco.sc.gov.br ou ainda pelo telefone 3321-8509.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Colunistas

Informativo Cultural

Agenda

Devido a Lei de Quarentena da COVID-19, estaremos postando a agenda cultural de SC de 2020 após restabelecimento do controle da doença.

Facebook

Intervalo Cultural

Parceiros