BiblioBike oferece oficina gratuita de Mediação de Leitura em São Carlos

BiblioBike oferece oficina gratuita de Mediação de Leitura em São Carlos

Capacitação ensinará técnicas para professores e interessados em despertar hábito da leitura

Em tempos em que as telas são a principal fonte de diversão e ocupação de todos, inclusive de crianças e adolescentes, fazer com que a leitura se torne um hábito pode ser um desafio. Pensando nisso, a BiblioBike realiza a Oficina “Mediação de leitura: uma ferramenta para aproximar leitores dos livros”.

A capacitação será realizada no dia 19 de abril, em São Carlos, e tem como principal objetivo capacitar professores da rede pública municipal da cidade sobre a importância da mediação de leitura como ferramenta de apoio às atividades educacionais nas escolas em que atuam e apresentar ferramentas para a realização da mediação de leitura na prática.

Apesar de o foco da oficina serem os educadores da rede municipal, qualquer pessoa que esteja interessada pode participar, sejam apaixonados pela literatura ou alguém que busque novos horizontes através da leitura.

A capacitação será oferecida com tradução simultânea de Libras, promovendo acessibilidade para pessoas com deficiência auditiva.

Quem irá ministrar a oficina é a mediadora de leitura da BiblioBike, Camila Miotto, que irá compartilhar suas experiências e técnicas para tornar a leitura uma prática ainda mais envolvente e acessível para todos, além de demonstrar o poder transformador da mediação no estímulo ao hábito da leitura. “O objetivo da oficina é inspirar educadores, mediadores e pais a abraçarem essa abordagem enriquecedora, construindo uma sociedade mais leitora, crítica e criativa”, destaca.

Para tanto, serão repassados aos participantes provocações, caminhos e ferramentas para que eles se encantem com os livros e despertem nos alunos o desejo de ler, contar e escutar histórias. Com foco na formação de leitores, a conversa irá explorar os benefícios da mediação como uma abordagem eficaz para despertar o interesse e a paixão pela leitura em todas as idades.

Este projeto foi contemplado no Edital 02/2023 – Lei Paulo Gustavo de São Carlos/SC e também terá como contrapartida a realização de duas intervenções literárias, com mediação de leitura e contação de histórias com a BiblioBike, para os estudantes da Escola Municipal Padre Nicolau Gouverneur.

Serviço

DATA: 19 de abril de 2024

HORÁRIO: Das 8h30 às 11h30

LOCAL: Escola Municipal Padre Nicolau Gouverneur, em São Carlos/SC

Fotos: Madeleine Photo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Colunistas

Informativo Cultural

Agenda

O quê: Exposição “Um Olhar sobre a Cultura Japonesa” Onde: Museu Histórico de Santa Catarina – No Palácio Cruz e Sousa Praça XV de Novembro – Centro – Florianópolis – Visitação: até 02/03/2024. De terça a sexta-feira, das 10h às 18h; sábados e feriados, das 10h às 14h. Fechado aos domingos e segundas-feiras. Entrada gratuita

Facebook

Intervalo Cultural

Parceiros