Estudantes de Oficina de Graffiti no Oeste

Fruto do Projeto “Empoderamento feminino e combate à violência contra a mulher”, na tarde desta segunda-feira (15), a turma do 9º ano da EBM Vila Real de Chapecó participou de uma oficina de grafismo, realizada no pátio da escola, com o artista Marco Arteiro. O projeto aborda temas importantes para a comunidade escolar através da produção artística e reflexiva de forma interdisciplinar, envolvendo os componentes curriculares de história, língua portuguesa e arte, de modo a contemplar diferentes linguagens e conhecimentos.

No componente curricular de história, ministrado pelo professor Gustavo Henrique de Siqueira, o objetivo é analisar o papel das mulheres em diferentes contextos históricos a partir do final do século XIX. Em arte, com a professora Renata Dutra, a turma trabalhou o gênero musical hip-hop, seu contexto histórico, social e político, compositores e composições, bem como seus instrumentos, equipamentos musicais, vestimentas e acessórios usados para caracterizar esse gênero. Os alunos estudaram ainda, o breakdance e o popping, tendo a dança como elemento da linguagem artística. No componente de língua portuguesa, o professor Luciano Luiz Aires, focou as atividades na produção do gênero textual rap, variação linguística, linguagem formal e informal, interpretação textual de letras de diferentes canções e estrutura musical.

A oficina de graffiti foi uma forma de mostrar à comunidade o trabalho realizado pelo projeto. A arte final será apresentada para as famílias futuramente, assim como será realizada a gravação do rap produzido pelos alunos. A estudante Eloiza Teodoro De Carli, de 15 anos, contou que foi uma experiência muito interessante expressar-se por meio do graffiti. “Além de todo o conhecimento, eu também gostei muito de produzir a letra do rap que junto ao graffiti, nos possibilitam expressar nossas opiniões e conscientizar a comunidade do nosso bairro sobre temas relevantes”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Colunistas

Informativo Cultural

Agenda

O quê: Exposição “Um Olhar sobre a Cultura Japonesa” Onde: Museu Histórico de Santa Catarina – No Palácio Cruz e Sousa Praça XV de Novembro – Centro – Florianópolis – Visitação: até 02/03/2024. De terça a sexta-feira, das 10h às 18h; sábados e feriados, das 10h às 14h. Fechado aos domingos e segundas-feiras. Entrada gratuita

Facebook

Intervalo Cultural

Parceiros