Reguladores da Comissão Europeia sugeriram novos requisitos em smartphones

Entre as propostas, fornecedores de celulares oferecem pelo menos cinco anos de atualizações de segurança e três anos de atualizações do sistema operacional em seus aparelhos. E as atualizações de segurança e sistema operacional mencionadas, devem chegar aos usuários “no máximo dois meses após o lançamento público”.

Caso essas leis sejam aprovadas, diversas empresas deverão mudar a maneira como lidam com o suporte de software para seus dispositivos.

A Samsung e Google são as únicas marcas que prometem cinco anos de atualizações de segurança para seus celulares. Ainda assim, nem todos os seus dispositivos possuem esses benefícios.

A Samsung também disponibiliza quatro grandes atualizações do Android para seus smartphones premium, as mais longas na Android Sphere. Em compensação, o Google e outras marcas fornecem três ou menos atualizações importantes do sistema operacional para dispositivos selecionados.

Com essa regulação, empresas podem ser obrigadas a lançar atualizações mais longas e não apenas para modelos mais recentes de celulares, mas também para os aparelhos mais antigos, ou ‘menos premium’ que geralmente não recebem uma garantia de atualização de longo prazo dos fabricantes.

As propostas de regulamentação também incluem que a capacidade da bateria de um aparelho “não deve se deteriorar após uma atualização de software do sistema operacional ou uma atualização de firmware quando medida com o mesmo padrão de teste originalmente usado para a declaração de conformidade”.

Eles também afirmam: “Nenhuma alteração de desempenho deve ocorrer como resultado da rejeição da atualização, exceto para software de aplicativo de terceiros”.

Além disso, outra solicitação feita, é que smartphones e tablets vendidos na região da UE devem ter peças de reposição, incluindo baterias, monitores, câmeras, portas de carregamento e muito mais, disponíveis por pelo menos cinco anos.

O documento observa que “os dispositivos são frequentemente substituídos prematuramente pelos usuários e, no final de sua vida útil, não são suficientemente reutilizados ou reciclados, levando a um desperdício de recursos”.

E, segundo as conclusões da Comissão Europeia, aumentar sua vida de dois a três anos para cinco anos seria como tirar milhões de carros das ruas.

Vale mencionar que a Europa tem sido pioneira no caminho para as regulamentações de smartphones nos últimos tempos. A região aprovou recentemente uma lei exigindo que todos os smartphones tenham carregamento por porta USB-C até 2024.

A Comissão Europeia está coletando feedback sobre este projeto de novas regras. Algumas das propostas poderiam entrar em vigor até o final do ano, e a maioria delas seria adotada 12 meses após a aprovação.

Via: Android Authority

olhar digital

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Colunistas

Informativo Cultural

Agenda

O quê: Exposição “Um Olhar sobre a Cultura Japonesa” Onde: Museu Histórico de Santa Catarina – No Palácio Cruz e Sousa Praça XV de Novembro – Centro – Florianópolis – Visitação: até 02/03/2024. De terça a sexta-feira, das 10h às 18h; sábados e feriados, das 10h às 14h. Fechado aos domingos e segundas-feiras. Entrada gratuita

Facebook

Intervalo Cultural

Parceiros