SANTA CATARINA RECEBE NOVAS FERRAMENTAS EDUCATIVAS

O Núcleo de Ação Educativa do Museu Histórico de Santa Catarina (NAE/MHSC) recebeu sete caixas para desenvolvimento de ações pedagógicas com crianças e acessível para públicos com deficiência, no intuito de despertar a curiosidade e o interesse por museus.

A inspiração para criação das caixas foi a série realizada por Marcel Duchamp, denominada “Boîte en valise”, entre 1936 e 1941, que reunia reproduções em miniatura de suas principais obras.

As caixas estão divididas conforme as sete regiões museológicas de Santa Catarina e possuem itens relacionados com os respectivos museus de cada área geográfica, segundo a divisão proposta pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatistica (IBGE) e adotada pelo Sistema Estadual de Museus (SEM/SC). São peças referentes ao acervo de cada uma das sete regiões, com miniaturas de obras de arte, encartes, binóculo de foto, quebra-cabeças e outros jogos que estimulam o desejo de conhecer os espaços culturais.

A iniciativa prevê, ainda, a criação de um núcleo de pesquisa sobre acessibilidade vinculado ao Museu Histórico de Santa Catarina (MHSC), com formação e itinerância das caixas para professores em atividades em sala de aula. O objetivo é formar novos multiplicadores para que passem a incluir visitas em museus em seu planejamento escolar.

Para participar das atividades, os interessados devem encaminhar e-mail para o Núcleo de Ação Educativa do MHSC: naemhsc@fcc.sc.gov.br.

As caixas foram doadas ao NAE/MHSC como contrapartida do projeto Formação Inclusiva para Museus de Santa Catarina da professora doutora Maria Cristina da Rosa Fonseca da Silva, contemplado no Prêmio Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura de 2019, na área de Patrimônio Cultural.

Museus partcipantes:

Região Oeste:
Museu de História e Arte de Chapecó
Memorial Paulo de Siqueira
Centro de Memória do Oeste de Santa Catarina (CEOM)

Região Meio-oeste:
Museu Histórico e Antropológico da Região do Contestado
Museu Fritz Plaumann
Museu do Vinho

Região Sul:
Museu de Zoologia Professora Morgana Cirimbelli Gaidzinski
Museu Ferroviário de Tubarão
Museu Anita Garibaldi
Casa de Anita Garibaldi

Vale do Itajaí:
Museu da Família Colonial
Museu de Arte de Blumenau
Museu Pomerano
Casa do Poeta Lindolf Bell
Museu da Música
Museu de Ecologia Fritz Müller

Região da Grande Florianópolis:
Museu de Arte de Santa Catarina (MASC)
MArque – UFSC
Museu Aberto da Tartaruga Marinha
Museu Histórico de Santa Catarina (MHSC)

Região Serrana:
Museu Histórico Antônio Granemann de Souza
Museu Malinverni Filho

Região Norte:
Museu Sambaqui
Museu Nacional do Mar e Embarcações
Fritz Alt
Instituto Shwanke.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Colunistas

Informativo Cultural

Agenda

O quê: Exposição “Um Olhar sobre a Cultura Japonesa” Onde: Museu Histórico de Santa Catarina – No Palácio Cruz e Sousa Praça XV de Novembro – Centro – Florianópolis – Visitação: até 02/03/2024. De terça a sexta-feira, das 10h às 18h; sábados e feriados, das 10h às 14h. Fechado aos domingos e segundas-feiras. Entrada gratuita

Facebook

Intervalo Cultural

Parceiros